De volta

Fiat e Volks em choque: Montadora que deixou o Brasil tem ressurreição explosiva com carro popular de R$ 40 mil

08/07/2024 às 18h08

Por: Bruno Zanchetta
Imagem PreCarregada
Fiat e Volkswagen (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)

Fiat e Volks estão de olho nas movimentações do mercado e uma importante tem relação direta com uma das maiores montadoras automotivos que já existiram no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Ford encerrou as produções nacionais em 2021 após alguns anos em crise e ao problema do mercado automotivo nacional, mas, mesmo com a saída do grupo do país, os carros valorizaram e se tornaram super desejados.

De acordo com informações do portal UOL, em 2023 os preços do Ka e Ecosport estavam seguindo a tendência de valorização de outros veículos ano-modelo 2021, que, em novembro do ano passado, custavam, em média, 9,88% mais do que quando novos. Nesse período, no entanto, os Ford não acompanhavam a tendência: Ka, Ka Sedan e Ecosport tiveram uma correção média de -0,59%, 5,73% e 6,02% no período, respectivamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se há um ano o Ka havia desvalorizado -0,59%, hoje, podemos dizer que o tempo fez bem ao hatch. Ele está 8,89% mais caro do que quando era novo, já os concorrentes estão valendo ainda mais. HB20, Onix e Sandero subiram 23,43%, 18,03% e 9,77%, respectivamente.

O Ka +, sedã, valorizou 6,08%, enquanto Onix Plus e HB20S estão 15,91% e 17,72% mais caros, respectivamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em meio a essa valorização, a Ford confirmou uma nova utilidade pra a gigante fábrica da montadora em Camaçari. Segundo o portal Coluna Financeira, a montadora americana, que encerrou suas operações fabris em 2021, transformou seu centro de pesquisas em Camaçari, na Bahia, em um dos mais importantes do mundo. O local, que antes contava com 700 engenheiros e pesquisadores, agora abriga 1.600 profissionais.

Esse centro de desenvolvimento já produziu três motores usados globalmente pela Ford e quase metade das inovações em software e tecnologia de sistemas da montadora são concebidas no Brasil. “Queremos ser a primeira opção de desenvolvimento de tecnologias da Ford no mundo”, afirma Alex Machado, diretor de Desenvolvimento de Produtos da Ford na América do Sul.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além do núcleo de pesquisas na Bahia, a Ford mantém um centro de provas em Tatuí, São Paulo, em operação desde 1970. Atualmente, o local passa por obras para receber testes de carros autônomos, que serão vendidos em diversos mercados.

QUAL A MONTADORA QUE MAIS VENDE CARROS NO BRASIL?

Em 2024, 307.339 automóveis e comerciais leves foram vendidos no Brasil. Quem domina o mercado automotivo é a Fiat, que segue na liderança com 65.178 unidades comercializadas — ou 21,2% de participação. A Volkswagen aparece em segundo no ranking com 46.050 emplacamentos, seguida da Chevrolet, que teve 35.447 vendas. Quem também está ganhando destaque é a BYD. A fabricante chinesa já está entre as 10 marcas de carro mais vendidas no Brasil.

Ford

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.