Uma das maiores montadoras que deixou o Brasil há 3 anos tem ressurreição explosiva com carro popular beirando os 40 mil reais
Fiat e Volks estão de olho nas movimentações do mercado e uma importante tem relação direta com uma das maiores montadoras automotivos que já existiram no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Ford encerrou as produções nacionais em 2021 após alguns anos em crise e ao problema do mercado automotivo nacional, mas, mesmo com a saída do grupo do país, os carros valorizaram e se tornaram super desejados.
De acordo com informações do portal UOL, em 2023 os preços do Ka e Ecosport estavam seguindo a tendência de valorização de outros veículos ano-modelo 2021, que, em novembro do ano passado, custavam, em média, 9,88% mais do que quando novos. Nesse período, no entanto, os Ford não acompanhavam a tendência: Ka, Ka Sedan e Ecosport tiveram uma correção média de -0,59%, 5,73% e 6,02% no período, respectivamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se há um ano o Ka havia desvalorizado -0,59%, hoje, podemos dizer que o tempo fez bem ao hatch. Ele está 8,89% mais caro do que quando era novo, já os concorrentes estão valendo ainda mais. HB20, Onix e Sandero subiram 23,43%, 18,03% e 9,77%, respectivamente.
O Ka +, sedã, valorizou 6,08%, enquanto Onix Plus e HB20S estão 15,91% e 17,72% mais caros, respectivamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em meio a essa valorização, a Ford confirmou uma nova utilidade pra a gigante fábrica da montadora em Camaçari. Segundo o portal Coluna Financeira, a montadora americana, que encerrou suas operações fabris em 2021, transformou seu centro de pesquisas em Camaçari, na Bahia, em um dos mais importantes do mundo. O local, que antes contava com 700 engenheiros e pesquisadores, agora abriga 1.600 profissionais.
Esse centro de desenvolvimento já produziu três motores usados globalmente pela Ford e quase metade das inovações em software e tecnologia de sistemas da montadora são concebidas no Brasil. “Queremos ser a primeira opção de desenvolvimento de tecnologias da Ford no mundo”, afirma Alex Machado, diretor de Desenvolvimento de Produtos da Ford na América do Sul.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além do núcleo de pesquisas na Bahia, a Ford mantém um centro de provas em Tatuí, São Paulo, em operação desde 1970. Atualmente, o local passa por obras para receber testes de carros autônomos, que serão vendidos em diversos mercados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL A MONTADORA QUE MAIS VENDE CARROS NO BRASIL?
Em 2024, 307.339 automóveis e comerciais leves foram vendidos no Brasil. Quem domina o mercado automotivo é a Fiat, que segue na liderança com 65.178 unidades comercializadas — ou 21,2% de participação. A Volkswagen aparece em segundo no ranking com 46.050 emplacamentos, seguida da Chevrolet, que teve 35.447 vendas. Quem também está ganhando destaque é a BYD. A fabricante chinesa já está entre as 10 marcas de carro mais vendidas no Brasil.