De volta

Fiat e Volks em choque: Montadora que deixou o Brasil tem ressurreição explosiva com carro popular de R$ 40 mil

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Fiat e Volkswagen (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fiat e Volks estão de olho nas movimentações do mercado e uma importante tem relação direta com uma das maiores montadoras automotivos que já existiram no Brasil.

A Ford encerrou as produções nacionais em 2021 após alguns anos em crise e ao problema do mercado automotivo nacional, mas, mesmo com a saída do grupo do país, os carros valorizaram e se tornaram super desejados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações do portal UOL, em 2023 os preços do Ka e Ecosport estavam seguindo a tendência de valorização de outros veículos ano-modelo 2021, que, em novembro do ano passado, custavam, em média, 9,88% mais do que quando novos. Nesse período, no entanto, os Ford não acompanhavam a tendência: Ka, Ka Sedan e Ecosport tiveram uma correção média de -0,59%, 5,73% e 6,02% no período, respectivamente.

Se há um ano o Ka havia desvalorizado -0,59%, hoje, podemos dizer que o tempo fez bem ao hatch. Ele está 8,89% mais caro do que quando era novo, já os concorrentes estão valendo ainda mais. HB20, Onix e Sandero subiram 23,43%, 18,03% e 9,77%, respectivamente.

O Ka +, sedã, valorizou 6,08%, enquanto Onix Plus e HB20S estão 15,91% e 17,72% mais caros, respectivamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em meio a essa valorização, a Ford confirmou uma nova utilidade pra a gigante fábrica da montadora em Camaçari. Segundo o portal Coluna Financeira, a montadora americana, que encerrou suas operações fabris em 2021, transformou seu centro de pesquisas em Camaçari, na Bahia, em um dos mais importantes do mundo. O local, que antes contava com 700 engenheiros e pesquisadores, agora abriga 1.600 profissionais.

Esse centro de desenvolvimento já produziu três motores usados globalmente pela Ford e quase metade das inovações em software e tecnologia de sistemas da montadora são concebidas no Brasil. “Queremos ser a primeira opção de desenvolvimento de tecnologias da Ford no mundo”, afirma Alex Machado, diretor de Desenvolvimento de Produtos da Ford na América do Sul.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além do núcleo de pesquisas na Bahia, a Ford mantém um centro de provas em Tatuí, São Paulo, em operação desde 1970. Atualmente, o local passa por obras para receber testes de carros autônomos, que serão vendidos em diversos mercados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

QUAL A MONTADORA QUE MAIS VENDE CARROS NO BRASIL?

Em 2024, 307.339 automóveis e comerciais leves foram vendidos no Brasil. Quem domina o mercado automotivo é a Fiat, que segue na liderança com 65.178 unidades comercializadas — ou 21,2% de participação. A Volkswagen aparece em segundo no ranking com 46.050 emplacamentos, seguida da Chevrolet, que teve 35.447 vendas. Quem também está ganhando destaque é a BYD. A fabricante chinesa já está entre as 10 marcas de carro mais vendidas no Brasil.

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile