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Montadora GIGANTE, rival da Volkswagen, tenta ressurgir das cinzas após fracasso no país

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Montadora, rival da Volkswagen, tenta ressurgir das cinzas após fracasso que a obrigou fechar as portas (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Grande montadora, que rivalizou diretamente com a Volkswagen em uma era de ouro, está tentando ressurgir das cinzas após amargar fracasso

Em um mercado competitivo como é o cenário da  indústria automobilística, nem todas as montadoras conseguem se manter e prosperar. Como é o caso de uma importante e marcante montadora brasileira que após amargar fracasso foi obrigada a fechar as suas portas

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Estamos falando da  Miura, uma fabricante de carros esportivos que enfrentou  um período turbulento marcado pela queda absurda de vendas entre outras adversidades.

A Miura foi uma forte montadora dos anos 80 voltada à carros esportivos que rivalizou com a Volks entre os anos 70 e 80(Foto Reprodução/Internet)

Marcou a história

Ela que foi fundada em 1976,  por Aldo Besson e Itelmar Gobbi em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, chegou a rivalizar diretamente com a alemã Volkswagen em sua era de ouro, entre a década de 70 e 80.

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Ao longo dos anos, ela foi responsável por  lançar alguns modelos de carros marcantes na história, como o inesquecível Spyder de 1983.

De acordo com o portal Quatro Rodas, ele custava uma bagatela de Cr$ 12.500.000, o que equivale aproximadamente o valor de R$ 274.945.

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Fora isso ele já nascia com a vantagem de ter chassi tubular e ser tracionado pelo motor 1.6 do Passat, com câmbio de quatro marchas e ainda instalado na traseira, que melhorou muito o desempenho.

Queda

Infelizmente, apesar de muito aclamada, a montadora possuía um histórico repleto de desafios financeiros, que agravou no fim da década de 80.

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De acordo com o portal Wikipédia, o lançamento do modelo X11, da Miura, foi um verdadeiro fracasso de vendas, e foi o que acabou prejudicando de forma expressiva a marca.

Vale dizer, que à época do seu lançamento, o modelo sofreu uma queda brusca já que ele não tinha melhorias em relação ao Top Sport e o cenário automobilístico passava pela reabertura  das importações de carros esportivos, onde grande parte do público preferiu comprar carros estrangeiros.

O lançamento do modelo X11, da Miura, foi um verdadeiro fracasso de vendas na década de 90 devido à forte concorrência com importados (Foto Reprodução/Internet)

Essa concorrência acabou culminando em uma forte crise financeira pra Miura, que acabou sendo engolida pelas marcas estrangeiras devido à sua reputação global e o apelo que acabava atraindo mais o público da época.

Segundo o portal Multiverso, em meio essa luta árdua de tentar competir com tais marcas, ela acabou sucumbindo e foi obrigada a encerrar as suas produções.

Ao longo de 15 anos a Miura fabricou cerca de 3500 carros e apesar de encerrar as atividades em 1992, ela chegou a seguir até 1997 fabricando carrocerias de luxo fabricadas sob encomenda, e nesse meio tempo surgiu seu último veículo, o BG Truck.

Mas a montadora está tentando ressurgir?

Para surpresa de todos, 15 anos depois, mais precisamente no ano de 2007, a empresa Rangel & Lima Indústria de Veículos Ltda. adquiriu o que ainda restava da Miura e, assim, foram programados alguns lançamentos de novos modelos.

O primeiro modelo a ser lançado seria o TSI e Miura M2, previsto para o ano de 2019. No entanto, com os impactos da pandemia de covid-19, os planos da montadora foram frustrados.

Sendo assim o lançamento acabou sendo  adiado para 2020, mas o avanço da pandemia afetou a tentativa de retorno da montadora e os planos ainda não foram retomados.

Porém os fãs da empresa e do estilo artesanal de veículos ainda torcem para um retorno da montadora.

De acordo com o portal Quatro Rodas, a Rangel & Lima ainda não deu um prazo de quando esse retorno triunfal irá ocorrer, o que se sabe é que não foi um plano totalmente descartado, o que ainda faz a esperança permanecer viva.

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

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