Grande montadora, que rivalizou diretamente com a Volkswagen em uma era de ouro, está tentando ressurgir das cinzas após amargar fracasso
Em um mercado competitivo como é o cenário da indústria automobilística, nem todas as montadoras conseguem se manter e prosperar. Como é o caso de uma importante e marcante montadora brasileira que após amargar fracasso foi obrigada a fechar as suas portas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da Miura, uma fabricante de carros esportivos que enfrentou um período turbulento marcado pela queda absurda de vendas entre outras adversidades.
A Miura foi uma forte montadora dos anos 80 voltada à carros esportivos que rivalizou com a Volks entre os anos 70 e 80(Foto Reprodução/Internet)Marcou a história
Ela que foi fundada em 1976, por Aldo Besson e Itelmar Gobbi em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, chegou a rivalizar diretamente com a alemã Volkswagen em sua era de ouro, entre a década de 70 e 80.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao longo dos anos, ela foi responsável por lançar alguns modelos de carros marcantes na história, como o inesquecível Spyder de 1983.
De acordo com o portal Quatro Rodas, ele custava uma bagatela de Cr$ 12.500.000, o que equivale aproximadamente o valor de R$ 274.945.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fora isso ele já nascia com a vantagem de ter chassi tubular e ser tracionado pelo motor 1.6 do Passat, com câmbio de quatro marchas e ainda instalado na traseira, que melhorou muito o desempenho.
Queda
Infelizmente, apesar de muito aclamada, a montadora possuía um histórico repleto de desafios financeiros, que agravou no fim da década de 80.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal Wikipédia, o lançamento do modelo X11, da Miura, foi um verdadeiro fracasso de vendas, e foi o que acabou prejudicando de forma expressiva a marca.
Vale dizer, que à época do seu lançamento, o modelo sofreu uma queda brusca já que ele não tinha melhorias em relação ao Top Sport e o cenário automobilístico passava pela reabertura das importações de carros esportivos, onde grande parte do público preferiu comprar carros estrangeiros.
Essa concorrência acabou culminando em uma forte crise financeira pra Miura, que acabou sendo engolida pelas marcas estrangeiras devido à sua reputação global e o apelo que acabava atraindo mais o público da época.
Segundo o portal Multiverso, em meio essa luta árdua de tentar competir com tais marcas, ela acabou sucumbindo e foi obrigada a encerrar as suas produções.
Ao longo de 15 anos a Miura fabricou cerca de 3500 carros e apesar de encerrar as atividades em 1992, ela chegou a seguir até 1997 fabricando carrocerias de luxo fabricadas sob encomenda, e nesse meio tempo surgiu seu último veículo, o BG Truck.
Mas a montadora está tentando ressurgir?
Para surpresa de todos, 15 anos depois, mais precisamente no ano de 2007, a empresa Rangel & Lima Indústria de Veículos Ltda. adquiriu o que ainda restava da Miura e, assim, foram programados alguns lançamentos de novos modelos.
O primeiro modelo a ser lançado seria o TSI e Miura M2, previsto para o ano de 2019. No entanto, com os impactos da pandemia de covid-19, os planos da montadora foram frustrados.
Sendo assim o lançamento acabou sendo adiado para 2020, mas o avanço da pandemia afetou a tentativa de retorno da montadora e os planos ainda não foram retomados.
Porém os fãs da empresa e do estilo artesanal de veículos ainda torcem para um retorno da montadora.
De acordo com o portal Quatro Rodas, a Rangel & Lima ainda não deu um prazo de quando esse retorno triunfal irá ocorrer, o que se sabe é que não foi um plano totalmente descartado, o que ainda faz a esperança permanecer viva.