Os valores de veículos usados podem sofrer impacto, pois as montadoras de carros estão anunciando parada geral no país
E os efeitos da crise global que atingiu a todos, não param de aparecer, sendo dessa vez, as inúmeras montadoras de carros que anunciaram parada geral no Brasil fazendo os valores de veículos usados sofrer com esse impacto.
Se tornou recorrente as montadoras de veículos do país sofrerem com os efeitos da crise global, e nas últimas semanas, inúmeras delas anunciaram férias coletivas a seus colaboradores no Brasil, por motivo da falta de semicondutores, para manter a produção, segundo as empresas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas ao que parece, a principal razão não é exatamente essa, e a argumentos, com consenso do mercado, que aponta os altos estoques como principal motivo, o que indica que as vendas de veículos estão em queda e foram abaixo do esperado para o primeiro bimestre de 2023.
Sabendo disso, o mercado esta vendo um possível cenário, onde surge a dúvida do que ocorrerá com o mercado de veículos usados, já que os novos não estão vendendo.

Brasileiros podem ter esperança em adquirir um carro novo mesmo com a alta nos preços do mercado automobilístico (Foto Reprodução/Internet)
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova lei em vigor em 2025: INSS garante aposentadoria na casa dos 50 anos em apenas 2 passos simples
● Jerônimo Rodrigues ciente: Feriado PROLONGADO é confirmado na Bahia terça (01/04) pra salvar CLTs
● R$120M e 12 mil m²: Novo shopping de BH chega em 2025 pra aniquilar o Pátio Savassi e Diamond Mall em MG
As marcas de montadoras de veículos que estão paralisando a produção até o momento, são a Chevrolet, Hyundai, Jeep, Mercedes-Benz e Volkswagen, e de acordo com os dados da última paralisação desta dimensão, o que aconteceu foi uma alta de 25% no preço dos usados.
Carros da Chevrolet e Volkswagen – Foto Reprodução Internet
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), apontam que mesmo com esse cenário a situação pode ser diferente, visto que no último bimestre de 2022 e nos primeiros meses deste ano, o preço dos usados caiu 7%.
Foram vendidos apenas 25 mil veículos a menos do que a previsão do mercado para os dois primeiros meses de 2023 e, na prática, foi este fator que levou as montadoras a acumularem estoques de carros em seus pátios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Carros da Chevrolet e Volkswagen – Foto Reprodução Internet
Com tudo isso, ainda não se pode afirmar que novas baixas estão por vir, pois o cenário é de estabilidade no momento, pois mesmo com a paralisação das fábricas, há estoques nos pátios das montadoras, diferente do que aconteceu em 2020, quando os consumidores precisaram recorrer aos modelos usados.
Quantos carros existem no Brasil?
Segundo os dados da Secretaria Nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura que são de acesso público no site do IBGE, estão registrados no país, quase 60 milhões de automóveis, mas a frota total pode passar de 100 milhões.