Moradia gratuita, remédio de graça e mais; Confira as decisões de Lula para o próximo ano de 2024
No ano de 2023, muitas decisões importantes ao longo do ano foram tomadas com o retorno do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) à frente do poder executivo federal do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas ao que tudo indica, muitos outros projetos importantes envolvendo melhorias para a população podem ter desdobramentos e um desfecho em definitivo no ano de 2024.
Sendo assim, separamos 3 dessas decisões, envolvendo o Bolsa Família, para que você fique por dentro do que aguarda o próximo ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
1-Remédio de graça
Um dos benefícios disponibilizados através do Bolsa Família, é o acesso a medicações gratuitas pelo Farmácia Popular, do Governo Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o Seu Crédito Digital, são 40 medicamentos disponíveis no programa. Essa medida visa facilitar o tratamento de diversas doenças, eliminando custos com remédios para quem mais precisa.
Atualmente, o Distrito Federal conta com cerca de 350 mil famílias inscritas no Bolsa Família, totalizando quase 815 mil cidadãos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Governo Lula faz alerta sobre antecipação do pagamento do Bolsa Família de janeiro e você precisa saber
● Globo faz anúncio e acaba de confirmar aumento no valor do Bolsa Família acima do esperado em 2025
● Adeus R$600: Jornal da Globo crava 10 presentões do Bolsa Família chegando junto com saque EXTRA antes do Natal
Vale destacar que, anteriormente, o Farmácia Popular disponibilizava medicamentos gratuitos para asma, hipertensão e diabetes. Os demais tratamentos eram oferecidos com preços mais acessíveis, no modelo de co pagamento*.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
(*Quando existe participação dos dois lados para pagamentos)
Agora, os beneficiários do Bolsa Família terão acesso gratuito a todos os medicamentos disponíveis no programa para o tratamento de diversas doenças, eliminando assim custos extras.
3-Moradia gratuita em 2024?
Outro anúncio do presidente Lula (PT) que deu o que falar, foi a respeito do programa Minha Casa Minha Vida de forma gratuita a beneficiários do Bolsa Família e ao BCP (Benefício de Prestação Continuada) do INSS.
De acordo com o portal FDR, tal anúncio confirmado pelo presidente deve sair do papel em 2024 e tem como objetivo central ajudar uma gama de pessoas que vivem em situação precária e em vulnerabilidade social e financeira.
MAS ATENÇÃO! É fundamental que os cidadãos estejam vinculados aos programas citados para ter acesso ao Minha Casa Minha Vida.
Para participar de qualquer um dos projetos sociais, é necessário que o cidadão esteja vinculado ao Cadastro Único (CADÚNICO). Que nada mais é que a base de dados utilizada pelo governo para acompanhamento*
(*Para saber mais sobre esse assunto, clique aqui)
O Minha Casa Minha Vida retornou ainda neste ano de 2023 e promete ceder milhões de habitações até o fim de 2026.
3- Pagamento do Bolsa Família em janeiro
Por fim e para a alegria de milhares de assistidos pelo Bolsa Família, o Governo Federal divulgou oficialmente as datas oficiais de pagamento do ano de 2024.
Conforme divulgado pela Secretária de Comunicação (Secom), da Presidência da República, os pagamentos são feitos durante os últimos dez dias úteis de cada mês, à exceção de dezembro, quando o calendário é antecipado.
De acordo com a Secom, a data em que o benefício estará disponível é definida pelo último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do cartão do Bolsa Família.
No primeiro dia de pagamento, são liberados os recursos destinados aos beneficiários com NIS de final 1 — e a cada dia útil um novo grupo tem os valores liberados, até que o último grupo, com NIS de final 0, receba a quantia.
Uma pessoa cujo último número do NIS é 2, por exemplo, receberá em janeiro o pagamento no dia 19. Isso porque no mês que vem os pagamentos começarão no dia 18.
MAS ATENÇÃO! Para receber o benefício, é necessário manter atualizadas as informações da família no Cadastro Único. Para ingressar no programa, a principal regra é que a renda de cada integrante da família seja de, no máximo, R$ 218 por mês.
Vale destacar que os novos cartões dos novos beneficiários são enviados para o endereço cadastrado, mas é possível sacar o recurso mesmo sem ter o cartão em mãos.
Basta que o responsável familiar apresente um documento oficial com foto em uma agência lotérica.
Além disso, caso o responsável familiar não tenha ainda senha cadastrada, pode apresentar documento oficial com foto e receberá o recurso por meio de guia de pagamento, diretamente em uma agência da Caixa Econômica Federal.
Quais são as datas de pagamento do Bolsa Família em 2024?
Janeiro – Do dia 18 ao dia 31
Fevereiro – Do dia 16 ao dia 29
Março – Do dia 15 ao dia 28
Abril – Do dia 17 ao dia 30
Maio – Do dia 17 ao dia 31
Junho – Do dia 17 ao dia 28
Julho – Do dia 18 ao dia 31
Agosto – Do dia 19 ao dia 30
Setembro – Do dia 17 ao dia 30
Outubro – Do dia 18 ao dia 31
Novembro – Do dia 18 ao dia 29