Chocante!

Macabro: Moradores deste bairro de São Paulo vivem 23 anos a mais que outro da capital e este é o motivo

28/11/2023 às 11h48

Por: Luiza Lefundes
Bairros da Grande São Paulo (Reprodução/Internet)
Bairros da Grande São Paulo (Reprodução/Internet)

Moradores de um bairro de SP vivem 23 anos a mais que outro da capital

De acordo com os dados do Mapa da Desigualdade de 2023, realizado pela Rede Nossa São Paulo, moradores de um certo bairro paulista vivem 23 anos a mais que residentes de outra região da capital por motivos surpreendentes que ninguém imagina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, a pesquisa indica que aqueles que residem nos bairros Itaim Bibi e dos Jardins, regiões nobres da zona oeste da Grande São Paulo, vivem mais anos do que moradores de Anhanguera, na zona norte da capital.

A média de idade ao morrer das pessoas da zona oeste é de 82 anos, enquanto no outro distrito o número cai para 59 anos. A média geral de SP é de 71 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O levantamento foi feito com informações públicas para medir a diferença entre os 96 distritos da capital em áreas como saúde, moradia, educação e cultura. No caso do indicador “idade média ao morrer” por cada região, foram usados dados da Secretaria Municipal de Saúde.

Vale ressaltar que o indicador é diferente da “expectativa de vida”, que é uma projeção do número de anos que a população de um local deve viver caso sejam mantidas as mesmas condições do nascimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O Mapa de São Paulo é esse desenho que a gente faz para mostrar como a desigualdade se perpetua no território de uma cidade. Ele é um provocador dessa discussão. Queremos sensibilizar gestores públicos, universidades e até o setor privado que queira contribuir para essa questão”, explica Igor Pantoja, assessor de coordenação da Rede Nossa São Paulo e do Instituto Cidades Sustentáveis.

Contudo, entre as médias mais altas, aparecem os bairros de Moema, Consolação e Alto de Pinheiros, todos com 81. Eles são seguidos por Saúde, Vila Mariana, Perdizes, Lapa, Pinheiros e Campo Belo, com média de 80 anos. Essas regiões estão concentradas nas zonas sul e oeste da cidade.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais fatores diferem as regiões da capital paulista?

O motivo da desigualdade em relação a “idade média ao morrer” é explicado pelo índice baixo na região nobre oeste de casos de gravidez na adolescência, mortalidade materna e infantil, feminicídio, agressões por intervenção policial. Quando se trata de educação e moradia, registra ótimos números, e quase não possui pessoas em situação de rua, segundo a pesquisa.

Bairro Itaim Bibi (Reprodução/Internet)

Bairro Itaim Bibi (Reprodução/Internet)

Bairro Jardins, em SP (Reprodução/Internet)

Bairro Jardins, em SP (Reprodução/Internet)

Distrito Anhanguera (Reprodução/Internet)

Distrito Anhanguera (Reprodução/Internet)

🚨 Grossa? Ana Maria dá corte em Tati Machado + Fernanda Montenegro DETONA salários na Globo + Vale Tudo causa revolta    

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

bairros
capital paulista
idade média ao morrer
São Paulo

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.