Alerta

Frutas, enxaguantes, pão e item popular da cozinha: Motoristas devem parar agora de usar esses produtos

19/07/2024 às 9h59

Por: Gabriel Amaral
Imagem PreCarregada
Motoristas proibidos de usar esses produtos antes de dirigir (Reprodução: Montagem TV Foco)

Todos os motoristas precisam se atentar nos produtos que consomem antes de assumir a direção do carro, como pães e frutas. Isso porque correm o risco de multas e até perder a CNH

Os motoristas precisam ficar atentos em todos os produtos que consomem, principalmente antes de sair com o carro. Isso porque frutas, enxaguantes e até mesmo um pão pode atrapalhar bastante a sua vida, principalmente se parar em uma blitz da polícia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos últimos meses, as notícias que tem tomado os jornais são de pessoas em alta velocidade e muitas vezes bêbadas, causando acidentes fatais no trânsito. Todo mundo deveria saber que quando se ingere bebida alcoólica não deve pegar o carro, mas isso acontece com bastante frequência.

Porém, o que está surpreendendo muitos motoristas são outros alimentos, que contam com a presença de álcool e acusam n exame do bafômetro. Portanto você precisa ficar atento, para que não corra o risco de tomar um multa ou até mesmo perder a CNH, já que não há permissão para ter nenhuma porcentagem de álcool no corpo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um vídeo do Detran-GO está viralizando nas redes sociais, mostrando que o consumo de alguns pães está acusando no teste do bafômetro. Segundo a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, duas fatias da marca de pão Visconti já acusa positivo no teste.

Assim, até o motorista explicar que não consumiu álcool, apenas comeu fatias de pães, provavelmente já estará com a multa em seu nome e quem sabe sem a carteira de motorista em mãos. Isso porque registra 0,12 mg de de álcool por litro de ar alveolar, caso seja maior, pode ter o veículo apreendido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira outros produtos que podem acusar no teste do bafômetro

Diante desse cenário, a CNN trouxe á tona uma lista de produtos que podem ser que acusem no teste. Portanto, fique longe deles caso vá pegar o carro, ainda mais em regiões próximas a bares, em que costumam ter blitz realizadas pela polícia.

Frutas maduras passam por um processo natural de fermentação, como bananas e maças, fazendo com que possam contar essa substância em seu corpo. O vinagre de maça contém traços de álcool, também devido ao seu processo de fermentação.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Extrato de baunilha, utilizado na confeitaria, também possui a substância em sua composição, e se melhor deve ser evitada. Por fim, manter a higiene bucal também se torna um risco, já que os enxaguantes bucais contêm álcool e podem acusar nos testes de bafômetro.

“15 minutos depois, com certeza não vai aparecer mais nada e ela vai seguir normalmente o seu caminho. O que não pode é a pessoa recusar (Refazer o teste) alegando que comeu um pão que tinha álcool, porque senão sofrerá uma multa de R$2.950 e suspensão da carteira por 12 meses”, explicou o advogado.

Qual valor permitido no bafômetro?

De acordo com o CTB, há tolerância zero no bafômetro, a única diferença é a penalidade que a pessoa receberá, de acordo com o valor acusado. Até 0,33 mg/L de álcool presente no organismo, arcará com as penas nas leis de trânsito. A partir de 0,34 mg/L já passa a responder criminalmente.

álcool
Bafômetro
Motoristas

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.