Anvisa decretou a proibição de 10 remédios populares, principalmente entre mulheres
A Anvisa possui papel fundamental na vida dos brasileiros ao regulamentar e fiscalizar os produtos no mercado. No dia 03 de março de 2022, a agência fez uma proibição contra 10 remédios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Através da Vigilância Sanitária, os consumidores podem verificar quais produtos são liberados para o consumo e não possuem risco à saúde.
De vez em quando, a Anvisa realiza a proibição dos produtos devido a irregularidades, que podem causar problemas à saúde do consumidor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por exemplo, no ano de 2022, a agência determinou a retirada de 10 remédios populares das prateleiras. Nesta sexta-feira, 03, iremos recordar os detalhes da proibição.
Na época, a Anvisa divulgou uma lista com remédios proibidos devido a morte da enfermeira, Maria Abreu, que ocorreu no dia 03 de março de 2022.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Familiares de Maria Abreu afirmaram ao G1 que ela apontaram que ela tomou cápsulas do chá “50 Ervas Emagrecedor” antes de morrer. Os remédios estariam proibidos desde 2020.
De acordo com informações do G1, a enfermeira faleceu vítima de hepatite fulminante ligada ao uso de cápsulas emagrecedoras.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 7,62BI na mesa: Rival n°1 da Netflix encerra serviço crucial e anuncia fusão com gigante dos streamings
● A atitude de William Bonner, do Jornal Nacional, com garçom em restaurante deixa o Brasil perplexo
● Estrela da Globo revela o que Roberto Carlos não suporta de jeito nenhum e proibição no palco: “Não podia”
As cápsulas emagrecedoras tornaram-se um sucesso entre inúmeras mulheres que buscam pelo peso ideal. Mas, alguns medicamentos podem trazer grande risco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após a morte da enfermeira, a Anvisa divulgou uma lista com 140 produtos similares que estão suspensos no país, segundo informações do G1.
Na época, os remédios também foram relacionados com a morte da cantora Paulinha Abelha, que também fazia uso de remédios para emagrecer, segundo o marido revelou em entrevista ao Fantástico.
Mesmo com a proibição da Anvisa, inúmeros produtos ainda podem ser encontrados no mercado. Desse modo, é de extrema importância consultar o site oficial da agência sobre os produtos que irá comprar.
Em nota, a Anvisa disse que qualquer produto que faça alegações terapêuticas deve estar autorizado pela agência como medicamento.
“Por lei, os medicamentos só podem ser comercializados por farmácias e drogarias, independentemente da categoria [sintético, biológico, fitoterápico, homeopático, dinamizado, entre outros]”, disse a agência ao G1.
10 REMÉDIOS PROIBIDOS
Além disso, no dia 25 de março de 2022, a Anvisa também divulgou uma lista com 10 remédios emagrecedores irregulares e proibidos para uso no Brasil.
A lista da agência visa facilitar o reconhecimento dos remédios irregulares para que homens e mulheres fiquem atentos aos produtos e evitarem problemas na saúde.
De acordo com informações do G1, os produtos não tiveram sua segurança, eficácia e qualidade avaliados pela Anvisa.
Desse modo, os 10 remédios foram proibidos de distribuição, comercialização e uso. Veja lista:
- Academia Sense Shot;
- Afina Chá;
- Always Fitness Gold;
- American Fit;
- Bio Slim;
- Biofitslim;
- Bionatti Emagry;
- Bioslim;
- Chá 37 Ervas – Denature;
- Chá Barriga Dos Sonhos – Vida Fiber.
Ao procurar declarações das empresas responsáveis pelos remédios proibidos, não foram encontradas nenhuma nota oficial ou manifestação a respeito do ocorrido.
Como saber se o produto é certificado pela Anvisa?
Como havíamos mencionado, a Anvisa é fundamental para a saúde dos brasileiros. Para saber se um produto possuí o certificado da agência, basta acessar o site oficial e encontrar o Sistema de Consultas.
Em seguida, o consumidor poderá clicar na categoria do produto e ver se possuí a aprovação da Anvisa.