PROIBIÇÃO!
Morte confirmada: O decreto da Anvisa e retirada URGENTE de 9 marcas de chás populares por risco fatal
06/05/2024 às 20h30
O órgão decretou a proibição dos itens queridinhos principalmente pelas mulheres
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), possui o papel de promover a segurança de toda a população quando o assunto se trata da higiene de produtos e serviços. Dessa vez, falaremos sobre o decreto da autarquia e retirada de 9 marcas de chás populares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 08 de março de 2022, o órgão vinculado ao Ministério da Saúde decretou a retirada das marcas dos mercados por risco fatal. É importante destacar que a decisão se deu depois da morte da enfermeira Mara Abreu. A mulher morreu no dia (03) de março de 2022 por conta de uma hepatite fulminante ligada ao uso de cápsulas emagrecedoras, segundo informações do G1.
Para quem não sabe, a hepatite fulminante é uma manifestação rara de doença hepática aguda, causada por uma rápida e progressiva destruição do parênquima hepático ocasionada geralmente por infecção viral ou exposição a agentes tóxicos ou fármacos. Essa é a condição de maior gravidade dentre as enfermidades do fígado, podendo levar a morte de até metade dos pacientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já no que referem-se os chás barrados pela ANVISA, é válido dizer que as mulheres passaram a usá-los com o propósito de emagrecimento. Porém, há sérios problemas relacionados aos produtos que muitos não fazem ideia.
Os chás são vendidos como naturais e os produtos listam ervas como chá verde e cavalinha. Porém, eles podem desenvolver riscos ao fígado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os ricos se dão quando os produtos são usados em grandes dosagens, o que cientificamente já foi comprovado, segundo médicos ouvidos pelo G1. Além disso, existe toxicidade para ingredientes como melissa, sene, centelha asiática, espirulina e garcínea, que também são encontrados em vários dos remédios banidos.
LISTA DOS CHÁS BARRADOS
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Pombas e baratas: A interdição da Anvisa contra restaurante n°1 por flagra de nojeira em 2024
● Risco de intoxicação e paralização do fígado: ANVISA emite decreto contra colágeno nº1 das mulheres
● Anvisa faz proibição contra 14 produtos de marca n°1 no Brasil e retira das lojas às pressas
Segundo o G1, a Anvisa determinou a proibição de 140 cápsulas emagrecedoras, entre elas, 9 chás. Confira abaixo:
- Chá 37 Ervas – Denature;
- Chá Barriga Dos Sonhos – Vida Fiber;
- Chá Da Vida;
- Chá Da Vida Diabete;
- Chá Da Vida Diabete – Pró-Ervas;
- Chá Para Emagrecer O Corpo – Shou Shen Chá (Vermelho);
- Super Chá Sb;
- Superchá Sb Original;
- Afina Chá.
É importante destacar que, até o momento desta publicação nenhuma marca se pronunciou a respeito do assunto. Porém, o espaço segue em aberto para todas elas.
Quais os riscos dos chás emagrecedores?
Nenhum medicamento ou substância tem o poder de acelerar o processo de emagrecimento, visto que para o corpo humano, não é natural perder gordura de forma rápida. Hepatite, dependência química, efeito sanfona, alterações gastrointestinais, cardíacas e renais são alguns dos problemas relacionados ao uso desses artifícios em excesso, segundo o UOL.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]