O órgão decretou a proibição dos itens queridinhos principalmente pelas mulheres
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), possui o papel de promover a segurança de toda a população quando o assunto se trata da higiene de produtos e serviços. Dessa vez, falaremos sobre o decreto da autarquia e retirada de 9 marcas de chás populares.
No dia 08 de março de 2022, o órgão vinculado ao Ministério da Saúde decretou a retirada das marcas dos mercados por risco fatal. É importante destacar que a decisão se deu depois da morte da enfermeira Mara Abreu. A mulher morreu no dia (03) de março de 2022 por conta de uma hepatite fulminante ligada ao uso de cápsulas emagrecedoras, segundo informações do G1.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, a hepatite fulminante é uma manifestação rara de doença hepática aguda, causada por uma rápida e progressiva destruição do parênquima hepático ocasionada geralmente por infecção viral ou exposição a agentes tóxicos ou fármacos. Essa é a condição de maior gravidade dentre as enfermidades do fígado, podendo levar a morte de até metade dos pacientes.
Já no que referem-se os chás barrados pela ANVISA, é válido dizer que as mulheres passaram a usá-los com o propósito de emagrecimento. Porém, há sérios problemas relacionados aos produtos que muitos não fazem ideia.
Os chás são vendidos como naturais e os produtos listam ervas como chá verde e cavalinha. Porém, eles podem desenvolver riscos ao fígado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os ricos se dão quando os produtos são usados em grandes dosagens, o que cientificamente já foi comprovado, segundo médicos ouvidos pelo G1. Além disso, existe toxicidade para ingredientes como melissa, sene, centelha asiática, espirulina e garcínea, que também são encontrados em vários dos remédios banidos.
LISTA DOS CHÁS BARRADOS
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Envenenamento e risco: Macarrão n°1 é banido dos mercados e alerta é dado às pressas em país
● Anvisa confirma interdição devastadora contra açougue e padaria em SP após 100kg de carne podre e nojeira
● Atenção, donas de casa: Anvisa confirma proibição de sal nº1 da sua cozinha após flagra e emite comunicado
Segundo o G1, a Anvisa determinou a proibição de 140 cápsulas emagrecedoras, entre elas, 9 chás. Confira abaixo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Chá 37 Ervas – Denature;
- Chá Barriga Dos Sonhos – Vida Fiber;
- Chá Da Vida;
- Chá Da Vida Diabete;
- Chá Da Vida Diabete – Pró-Ervas;
- Chá Para Emagrecer O Corpo – Shou Shen Chá (Vermelho);
- Super Chá Sb;
- Superchá Sb Original;
- Afina Chá.
É importante destacar que, até o momento desta publicação nenhuma marca se pronunciou a respeito do assunto. Porém, o espaço segue em aberto para todas elas.
Quais os riscos dos chás emagrecedores?
Nenhum medicamento ou substância tem o poder de acelerar o processo de emagrecimento, visto que para o corpo humano, não é natural perder gordura de forma rápida. Hepatite, dependência química, efeito sanfona, alterações gastrointestinais, cardíacas e renais são alguns dos problemas relacionados ao uso desses artifícios em excesso, segundo o UOL.