ALERTA!
Infecções e morte: Anvisa crava proibição contra marca gigante de chocolate e situação da empresa HOJE (12)
12/04/2024 às 20h16
A autarquia bateu o martelo e proibiu uma marca de chocolate; Confira tudo sobre o assunto
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o órgão responsável por garantir a qualidade e segurança de diversos produtos presentes no nosso cotidiano. Dessa vez, por exemplo, falaremos da proibição da agência cravada sobre uma marca gigantesca de chocolate e a situação do caso HOJE (12).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo as informações divulgadas pelo portal ‘G1’, jornal digital do Grupo Globo, a Anvisa determinou, no dia 20 de abril de 2022, a proibição e o recolhimento de um dos lotes do chocolate Kinder Choco-Bons Branco, que era fabricado na Bélgica e importado para o Brasil, devido contaminação com substância que causa infecções e em casos mais graves até morte.
O órgão revelou que o lote em específico era o L343R03, e essa medida foi motivada devido à suspeita de contaminação do produto por salmonella. Vale ressaltar que os chocolates que eram fabricados no Brasil não foram afetados e somente o lote mencionado sofreu a interferência da Anvisa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Salmonella
A infecção por Salmonella (Salmonelose) acontece pela ingestão de alimentos crus ou mal cozidos contaminados com fezes de animais com a presença da bactéria. Segundo a ‘CNN Brasil’, a Salmonella causa intoxicação alimentar e, em casos raros, pode provocar infecções graves e levar à morte, podendo ser uma substância fatal nos alimentos.
Alguns sinais e sintomas da infecção por salmonella são:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Diarreia;
- Vômitos;
- Febre moderada;
- Dor abdominal;
- Mal-estar geral;
- Cansaço;
- Perda de apetite;
- Calafrios.
Nota de esclarecimentos da empresa
Em nota, por meio de sua assessoria de imprensa, a Ferrero do Brasil, responsável pela Kinder, informou na época que estava ciente da decisão da Anvisa e que não iria comercializar no Brasil o produto Kinder Schoko-Bons Branco 200g.
“Reforçamos que não comercializamos este produto no País e que tomamos conhecimento de que empresa terceira, com a qual não mantemos relação comercial, importou Schoko-Bons, o qual faz parte de recall conduzido no exterior”. Nesse caso, a Nova Trading Ltda seria uma importadora independente, que compra os produtos fora do país e os traz para o Brasil.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco de infecção e meningite: ANVISA proíbe produto nº1 das mães após ameaça aos bebês
● Bactéria, pelo de rato e +: Anvisa faz proibição contra 3 marcas populares de carne, salsicha e +1 popular
● Pombas e baratas: A interdição da Anvisa contra restaurante n°1 por flagra de nojeira em 2024
“Estamos colaborando com Anvisa sobre este caso. Todos os demais produtos Kinder distribuídos pela Ferrero do Brasil são seguros para consumo e não são afetados por este recolhimento”, acrescentou a empresa.
Situação HOJE (12/04)
Vale destacar que, apenas o lote importado foi recolhido (L343R03) e afetado, não interferindo em nenhum outro produto. Dessa forma, os outros produtos da Kinder continuam sendo comercializados normalmente até hoje.
O que é a Anvisa faz?
Conforme a legislação, compete à Anvisa controlar e fiscalizar alimentos, inclusive bebidas, águas envasadas, seus insumos, suas embalagens, aditivos alimentares e limites de contaminantes orgânicos e inorgânicos, resíduos de agrotóxicos e de medicamentos veterinários, produtos obtidos por engenharia genética e outras tecnologias de irradiação.
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]