LUTO!

“Assassinado fria e brutalmente”: Morte de astro da Record confirmada em Jornal da Globo gera extremo choque

11/08/2024 às 9h20

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
Astro da Record tem morte violenta e acaba virando notícia na Globo (Foto Reprodução/Lennita/Tv Foco/Globo/Record/Canva)

Morte brutal e cruel de astro da Record acabou sendo noticiada em jornal da Globo e posteriormente virou pauta do programa Linha Direta após família clamar por justiça

No dia 25 de maio de 2023, amigos e familiares lamentaram a morte de um ator que brilhou em novela da Record, cujo qual foi assassinado de forma cruel e barbara. O caso foi tão chocante que acabou virando notícia na Globo e também pauta do programa “Linha Direta”, apresentado por Pedro Bial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estamos falando de Jefferson Machado Costa, de 44 anos, que foi encontrado enterrado e concretado a dois metros de profundidade, no Rio de Janeiro. Cintia Hilsendeger, que é próxima à família dele, escreveu que o catarinense: “foi assassinado fria e brutalmente por pessoas invejosas, maldosas e, claro, sem escrúpulos nenhum”.

De acordo com o G1, jornalístico da Globo, Cintia fez uso do Instagram pessoal de Jeff Machado, como era conhecido, para anunciar o encontro do corpo. Vale destacar que o ator estava desaparecido desde o dia 27 de janeiro de 2023 e foi achado dentro de um baú somente no dia 22 de maio de 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A família foi comunicada no dia 24 de maio e se dirigiu ao Rio de Janeiro para fazer todo o trâmite burocrático e poder levar o corpo de volta para Santa Catarina. Na época não houve detalhes da sua despedida.

Trajetória de Jeff Machado

Jeff Machado era natural de Araranguá e transitou entre entre jornalismo, atuação, produção e voluntariado. Em Santa Catarina, chegou a trabalhar como colunista social em revistas de Rio do Sul, no Vale do Itajaí, e Florianópolis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele saiu do estado de origem em 1997, quando passou a se profissionalizar, estudando atuação e outros temas, como direito, comunicação social e atuação.

Em 2008, após 10 anos vivendo no eixo Rio-São Paulo, mudou-se para Florianópolis. Na capital catarinense, atuou como assessor de imprensa, produtor, diretor de arte, cenógrafo, vitrinista e stylist em campanhas, eventos, desfiles, videoclipes e programas de TV.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No estado, também exerceu voluntariado como assessor de imprensa e produtor em eventos beneficentes.

O Rio de Janeiro voltou a ser casa de Jeff em julho no ano de 2014 . Na novela “Reis”, da Record, que estreou em março de 2022, Machado interpretou um soldado filisteu.

Linha Direta

Como mencionamos, esse caso foi tão chocante que virou tema do Linha Direta, programa da Globo, apresentado por no dia 30 de maio de 2024, praticamente um ano depois da morte brutal de Jeff Machado.

Para a polícia, a motivação do crime foi o ator ter cobrado uma falsa promessa de vaga em novela. Os investigadores acreditam que Jeff chegou a pagar R$ 18 mil aos criminosos.

O sumiço do ator foi descoberto após uma ONG entrar em contato com a família porque oito cães estavam em situação de abandono. Durante o período do sumiço, a família recebia mensagens de texto de alguém que acreditavam se passar por ele.

A família de Jeff Machado só soube do desaparecimento após os cachorros do ator serem vistos andando sozinhos pela Zona Oeste do Rio de Janeiro. Inclusive, esses mesmos cachorros, chipados com o nome do ator, foram fundamentais para que o crime fosse desvendado. 

Os cães que foram encontrados foram adotados e os novos tutores fizeram questão de homenagear o ator.

Tim Maia, Nando Reis, Elis Regina, Cazuza, Vinícius de Moraes, Gilberto Gil, Rita Lee e Caetano Veloso, os cachorros de Jeff Machado (Foto: Reprodução / Instagram)
Tim Maia, Nando Reis, Elis Regina, Cazuza, Vinícius de Moraes, Gilberto Gil, Rita Lee e Caetano Veloso, os cachorros de Jeff Machado (Foto: Reprodução / Instagram)

Prisão dos culpados

Como dito acima, o corpo de Jeff Machado foi encontrado no dia 22 de maio de 2023. Seus restos mortais estavam amarrados dentro de um baú concretado no quintal de uma casa em Campo Grande.

Bruno de Souza Rodrigues e Jeander Vinicius da Silva Braga foram presos. Segundo a denúncia, o Bruno atraiu Jeff com a promessa de conseguir um papel em uma novela para ele, mas para isso, Jeff teria que pagar o valor de R$ 18 mil.

Ainda de acordo com a pauta do Linha Direta, investigações apontam que Bruno dopou e estrangulou Jeff. Depois da morte, Bruno usou o cartão de Jeff em compras e se passou pelo ator assassinado em conversas pelo celular.

Bruno é acusado de:

  • Homicídio quadruplamente qualificado (motivo torpe, emprego de asfixia, uso de recurso que impediu a defesa da vítima e para ter vantagem de outro crime);
  • Ocultação de cadáver;
  • Estelionato;
  • Crimes patrimoniais contra o espólio do ator (saques, tentativa de venda do carro e da casa, compras com cartão de crédito);
  • Invasão de dispositivo eletrônico;
  • Falsa identidade (por se passar por Jeff Machado);
  • Maus-tratos aos animais.

Jeander é acusado de:

  • Homicídio;
  • Ocultação de cadáver;
  • Maus-tratos aos animais.

Vale destacar que a defesa de Bruno não retornou após a publicação da reportagem. Já a defesa de Jeander negou que ele tenha matado Jeff, mas admitiu que ele participou do plano para esconder o corpo, como podem ver no vídeo abaixo:

Thumbnail Video Youtube

Como anda o caso de Jeff Machado na Justiça?

De acordo com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), o processo está em fase de instrução dos autos e o julgamento dos réus ainda não tem data. Mas a família ainda clama por justiça pelo que aconteceu com o ator.

A mãe da vítima que também deu seu depoimento para o Linha Direta na época declarou: “Ajoelhei diante do túmulo do meu filho e rezei. Como é que fica meu coração? É tudo muito triste. Só peço a Deus que a justiça seja feita e que os culpados sejam condenados e punidos”

Destaque
famosos
Globo
Jeff Machado
luto
notícias
Record

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.