Ídolo nacional na década de 60, Sérgio Cardoso, ator da Globo, foi envolvido em boatos de que teria sido enterrado ainda com vida
É normal que morte de pessoas famosas comovam milhares de pessoas no Brasil e no mundo, mas nenhum caso teve tanta repercussão quanto a morte do ator Sérgio Cardoso, que atuou em várias produções da Globo entre os anos 60 e 70.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O famoso morreu em decorrência de um ataque cardíaco, no dia 18 de agosto de 1972, aos 47 anos. Para se ter uma ideia da comoção em torno da morte do ator da Globo, o enterro de Sérgio teve a presença de aproximadamente 15 mil pessoas.
Além da triste perda de uma das figuras mais queridas do país, na época surgiu um boato de que Sérgio Cardoso sofria de catalepsia, uma doença rara que deixa os membros do corpo rígido por horas, como se o indivíduo estivesse morto. Por conta da síndrome, o ator teria sido enterrado ainda vivo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A história se tornou uma espécie de lenda nos anos 70 e dizia que a família teria pedido que o caixão fosse aberto para uma exumação. Ao desenterrar o corpo, Sérgio estaria virado de bruços, com arranhões no rosto. A tampa do caixão estaria arranhada. A família sempre negou essa versão.
Após quase 10 anos da morte, um tabelião chamado Manoel Olegário, concedeu uma entrevista ao Fantástico, dizendo ser amigo do ator e reforçou a história de que Cardoso foi enterrado vivo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em uma conversa com o suposto amigo, o ator teria demonstrado o medo que tinha de ser enterrado vivo: “Ele disse realmente que tinha medo que isso pudesse acontecer”, comentou o rapaz.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na mesma reportagem, atriz Nydia Lícia, que foi casada com o ator da Globo durante 10 anos, quebrou o silêncio e negou que Sérgio tivesse a doença. A famosa também afirmou que o boato trazia muito sofrimento à família.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Ele nunca teve catalepsia, certeza absoluta. Não somente jamais manifestou algum sintoma de doença nervosa no período que tivemos casados, nem depois. O povo pode comentar, mas não é verdade”, disse a atriz.
A história voltou à tona em 2017, durante o quadro ‘Memória Nacional’, do extinto Vídeo Show. Apesar da história macabra, o trecho exibido pela Globo refuta que Sérgio foi enterrado vivo.