DESPEDIDA DOLORIDA
Morte de atriz amada de O Clone parou o Brasil e fez a nação chorar na despedida
17/10/2022 às 0h39
Morte da ex-atriz da Globo Ruth de Souza aos 98 anos causou uma enorme comoção em 2019
Morreu no dia 28 de julho de 2019 a atriz Ruth de Souza aos 98 anos. Ela estava internada no Copa D’Or. Segundo informações do UOL, o falecimento foi devido a uma piora no quadro de pneumonia. De acordo com o boletim da unidade, a ex-atriz da Globo nos deixou pela manhã daquele domingo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ruth de Souza tinha mais de 60 anos de carreira na TV e ela foi a primeira negra a protagonizar uma novela. Em 1969, ela atuou em A Cabana do Pai Tomás, novela da TV Globo. Em sua longa trajetória na teledramaturgia, ela passou por novelas de destaque como: O Rebu (1974), Sinhá Moça (1986), Mandala (1987), O Clone (2001) e Senhora do Destino (2004).
No currículo de Ruth de Souza tem mais de 30 novelas e 25 peças teatrais. Ela é considerada uma pioneira na TV Brasileira. Boa parte de seu sucesso foi escrito na Globo. A atriz fez uma breve e importante participação na série Mister Brau e Se Eu Fechar os Olhos Agora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em uma entrevista para o UOL em 2016, ela ressaltou sua luta na TV, começou vivendo uma empregada até ter um papel de juíza e pianista na TV. : “É que eu sempre briguei e cobrei muito de todo o mundo para ter espaço. Mas foi a Janete Clair e o Dias Gomes que deram a mim e ao Milton Gonçalves a oportunidade de fazer todo o tipo de trabalho. Antes deles, era só a negra gorda alegre, feito a empregada do “…E o Vento Levou” (…) os negros eram mostrados de forma ridicularizada”, disse Ruth de Souza na época.
Sua morte causou grande comoção na época. Ela foi importante para a teledramaturgia brasileira e alcançou espaços impensáveis na época. O país chorou a sua partida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Banho após abraçar estrela da Globo e palavra proibida: 5 segredos guardados a 7 chaves de Roberto Carlos
● Carta psicografada de Rita Lee divulgada em canal traz recado de arrepiar da cantora após morte
● Tralli revela o que nunca disse antes sobre casamento com Ticiane e assume tudo publicamente: “Eu sou”
Autor(a):
Larisse Oliveira
Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]