Triste notícia
Difícil: A triste morte de protagonista de novela da Globo que fez autor querer encerrar tudo às pressas
05/05/2023 às 0h00
Autor de famosa novela da Globo ficou completamente abalado após morte de protagonista
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sol de Verão era uma novela que foi escrita por Manoel Carlos, o protagonista da trama era Jardel Filho. A novela das oito da emissora quase não teve fim.
No dia 19 de fevereiro de 1983, o ator sofreu um ataque cardíaco em casa e não resistiu, nos deixando aos 55 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No Jornal Nacional a notícia foi dada, pegou todo mundo de surpresa e deixou praticamente todo o estúdio da emissora completamente em choque.
Manoel Carlos ficou completamente abalado com o acontecimento e não quis terminar a novela, que, curiosamente só teve fim porque o público queria saber como seria o final.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Por mim, a novela acabava agora. Será ‘dificílimo’ entrar no cenário sem o Jardel”, disse, na época, o diretor Jorge Fernando ao Jornal O Globo.
A Globo encomendou uma pesquisa urgente para ouvir a opinião do público se continuaria ou não com a novela: 55% dos entrevistados achou que a trama deveria ir ao fim.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência, proibição da ANVISA e sumiço das prateleiras: 3 gigantes do chocolate tem luta no Brasil
● Fim do Big Mac e Coca-Cola: McDonald’s e +1 abandonam clientes e substitutos são convocados em país
● Doença e anonimato: Grávida de Taubaté vive assim 12 anos após ser desmascarada por Chris Flores
José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, então vice-presidente de Operações da Globo, anunciou que a novela não terminaria imediatamente e teria algumas mudanças.
HOMENAGEM
Manoel Carlos era muito próximo de Jardel e na época disse que não teria condições de finalizar a trama sem o protagonista e amigo.
Ao final da exibição do capítulo 120, o último com participação do ator, o elenco prestou uma homenagem, dando depoimentos emocionado.
“Peço a vocês que me vejam não como um dos atores, mas como todos os atores do elenco desta novela. Eu peço a todos um instante de eflexão sobre esse velho ofício de esconder a própria vida, sacrificá-la mesmo, em benefício de outras, fictícias, mas que acabam por igualar-se à verdadeira, tão bem são elas vividas. E é por isso que o homem-ator tem que ter muitas vidas dentro de si. É por isso que quando morre um ator, morrem tantas pessoas com ele. Quando Cacilda Becker morreu, Carlos Drummond de Andrade escreveu: ‘Morreram Cacilda Becker’. Assim deve ser dito sempre. Agora… Morreram Jardel Filho”, leu Guarnieri na época.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Prazer, sou Bruno Zanchetta, formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. O Jornalismo é a minha vida e está presente nas 24 horas do meu dia.Faço matérias diversas sobre carros luxuosos, veículos impressionantes e até sobre coleções curiosas Email: [email protected]