Luto
Acidente fatal: A trágica morte dos palhaços do Patati & Patatá após não resistirem e substituição de dupla
16/05/2024 às 17h00
Os palhações mais famosos do Brasil tiveram morte por acidente e substituição por nova dupla
Os palhaços Tuti Fruti e Pirulito morreram em acidente trágico de carro em Minas Gerais em 1980, mal eles sabiam que futuramente, com o nome Patati e Patatá, os palhaços seriam as maiores referências do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Primeira dupla da marca Patati e Patatá, quem deu o início aos trabalhos da primeira dupla foi o empresário Rinaldi Faria.
Segundo informações do UOL, ‘Patati e Patatá’ era o nome de um grupo de circo composto pelos personagens: Garota Pupy, Mágica Alacazam e a dupla de palhaços Tuti Fruti e Pirulito. Rinaldi, na época era mágico e era chamado para se apresentar junto do grupo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 1985, os intérpretes da dupla de palhaços e da Garota Pupy morreram depois de um acidente de automóvel.
A tragédia ocorreu em dezembro daquele ano, nas proximidades de Três Corações, Minas Gerais. Os irmãos Maurício Carlos Costa, 17 anos, Patrícia Carlos Costa, 14, e Malcon Carlos Costa, 15, morreram no acidente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A mãe dos jovens, Terezinha Carlos Costa, e a outra integrante, Jane Espadan, de 15, sobreviveram. O grupo teve que retornar para finalizar a agenda de shows, sendo que Rinaldi e seu irmão foram chamados para substituir dois integrantes. Depois do término dos trabalhos, o grupo foi desmanchado pela responsável.
Mas, Rinaldi voltaria com a ideia em 1989, quando assumiu a marca ‘Patati e Patatá’.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Luto no esporte: Jornal da Globo confirma morte irreparável de jogador após perder luta contra doença
● De grave acidente a AVC: Elenco de Sinhá Moça, da Globo, é devastado com morte de 6 estrelas
● Câncer de pulmão e doença fatal: 5 estrelas de O Espigão, da Globo, levadas de forma avassaladora pela morte
Ele recriou o grupo e passou a se apresentar em circos e em programas de televisão. Logo, ele transformou o grupo em uma dupla.
Uma das estratégias para garantir a popularidade era se apresentar em escolas. Os shows eram gratuitos, e o lucro era obtido com as fotos das crianças com os personagens.
Como uma dupla de palhaços, Rinaldi implantou uma filosofia semelhante à Disney: o que importa não são os interpretes, mas os personagens. Assim, a dupla começou fazer vários shows simultâneos pelo Brasil. A estratégia também é semelhante ao palhaço Bozo, que tinha vários intérpretes.
Por causa disso, são adotados critérios rigorosos para os atores que interpretam os palhaços. Os personagens são sempre interpretados por atores jovens e magros, que recebem aulas de música e de entonação para que cantem da mesma forma.
A estreia da dupla na televisão deu-se em 1995, no programa Rinaldi Magic Show, onde eram coadjuvantes e seu criador, Rinaldi era o apresentador, mas a primeira aparição do grupo na televisão, que no registro, foi em 1991.
Em 2009 a dupla consegue estrear o próprio programa no SBT e deslanchar como uma das maiores duplas de palhaços da história do Brasil.
Patati Patatá tornou-se uma franquia de mídia bem-sucedida, com gravação de álbuns musicais, turnês, venda de brinquedos e outros produtos para crianças. Em 2013, estima-se que a marca tenha movimentado mais de R$ 250 milhões com o licenciamento de produtos.
A dupla teve também um programa no Discovery Kids.
QUEM SÃO OS PALHAÇOS PATATI E PATATÁ?
Patati e Patatá são interpretados atualmente por Wagner Rocha e Henrique Pinheiro, que continuam tendo detalhes da vida íntima em segredo.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]