Morte e falência: Triste dia do adeus de loja de eletrodomésticos
As lojas de eletrodomésticos são muito requisitadas pelos brasileiros, já que grande parte dos produtos vendidos fazem parte do dia a dia das pessoas, mas com barro, falência e até morte, uma delas deu adeus do mercado.
Fundada em 1932, por Hermes Farias de Macedo, a empresa Hermes Macedo começou como um estabelecimento que vendia autopeças usadas para caminhões, o que era bastante difícil de se encontrar na época.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O negócio começou a dar muito cero e crescer, até que em 1936 abriu sua segunda loja, em Curitiba, já rumando para os eletrodomésticos, até que em 1940 nove filias já haviam sido inauguradas, mas até então todas no estado curitibano.
Mas a Hermes Macedo estava se expandido de maneira muito rápido e já em 1957 abriram lojas em São Paulo, o maior centro comercial do Brasil, e desde então não parou de crescer e em 1980 alcançou o número expressivo de 180 lojas espalhadas pelo Brasil.
Anos depois, 285 pontos estavam abertos, se tornando a 33° colocada no ranking de maiores empresas privadas de vendas, inclusive deixando para trás as concorrentes como Lojas Pernambucanas e Lojas Americanas.
Porém, já no começo da década de 1990, tudo começou a ir por água abaixo, principalmente com a morte da esposa de Hermes, Jaíra Macedo, o que ocasionou uma briga familiar intensa.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o Plano Collor também gerou grande prejuízo aos negócios, derrubando de maneira significativa as vendas e fazendo com que a Hermes Macedo entrasse em uma grave crise financeira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 1993, aos 79 anos de idade, o fundador acabou falecendo e apenas 4 anos depois, a loja de eletrodomésticos não resistiu e declarou falência, fechando suas portas.
Qual a maior rede de eletrodomésticos do Brasil?
A Via Varejo, que agora é apenas Via, é a maior rede de eletrodomésticos do Brasil, já que é dona da Casas Bahia e também do Ponto.