Confira tudo sobre a proibição da Anvisa contra produtinho muito famoso e popular, amado pelas mulheres, que possui agentes tóxicos e chegou a causar morte
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é a responsável por garantir a qualidade e segurança de diversos produtos e serviços do dia a dia. Dessa vez, por exemplo, falaremos da confirmação sobre a nova proibição do órgão contra um produto muito popular e amado pelas mulheres com mais de 50 anos agora em junho. A seguir, confira mais detalhes sobre o assunto e entenda tudo o que está acontecendo.
Segundo as informações divulgadas pelo portal ‘Terra’, a Anvisa publicou no Diário Oficial da União (DOU) do dia 25 uma resolução proibindo a importação, fabricação, manipulação, comercialização, propaganda e o uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde ou estéticos. Isso após o caso onde um homem de 27 anos que havia realizado um peeling à base desta substância morreu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que é o peeling de fenol?
De acordo com o portal ‘Agência Brasil’, o peeling de fenol é um procedimento indicado para tratar envelhecimento facial severo, caracterizado por rugas profundas e textura da pele consideravelmente comprometida, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Servindo para aumentar a produção de colágeno e redução de rugas e manchas na pele.
O procedimento consiste na aplicação de uma substância orgânica que provoca uma inflamação na pele e, posteriormente, a descamação da superfície. Segundo a Anvisa, a determinação da proibição ficará vigente enquanto são conduzidas investigações sobre os potenciais danos associados ao uso deste composto químico, utilizado em diversos procedimentos invasivos.
A sociedade médica considera o procedimento invasivo, por isso a realização em todo o rosto necessita de um extremo cuidado e que seja realizado por um profissional da medicina. “É importante ressaltar que o procedimento apresenta riscos e tempo de recuperação prolongado, exigindo afastamento das atividades habituais por um período estendido”, informa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que, o fenol, oferece grandes riscos à saúde se não usados de maneira segura. Neste caso, por ser nefrotóxico e cardiotóxico, deve ser feito depois da realização de exames cardíacos e de sangue, em um ambiente seguro e um profissional médico habilitado, o que corrobora com a posição da sociedade médica e reforça a motivação da Anvisa em restringir o acesso ao produto.
O que é a Anvisa fiscaliza?
Entre as ações de fiscalização, estão a apreensão, o recolhimento, a proibição e a suspensão de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e/ou uso do produto ou serviço.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Pode até matar: Renata Vasconcellos paralisa JN com proibição da Anvisa contra produto n°1 dos brasileiros
● 3 toneladas de carne no lixo: ANVISA baixa o facão contra açougue popular por descoberta de contaminação
● “Estado de putrefação”: Procon baixa ordem em açougue popular e joga 510 kg de carne no lixo por risco
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE