BABADO
Acabou: Moto da Honda, amada, desejada e tradicional acaba de ser extinta e tem triste adeus
16/07/2023 às 13h18
A Honda chocou com mudança
A Honda desponta de longe como uma das maiores fabricantes de moto do mundo. No Brasil, a marca já é consagrada e chega difícil sair nas ruas e não se deparar com centenas de motocicletas da empresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar do sucesso, o que muita gente não sabe é que, a companhia que ganhou o queridismo nacional e internacional arrancou na surdina alguns modelos. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre o fim de um modelo amado.
A trail de baixa/média categoria mais vendida da Honda não está mais em comércio. Isso porque a Honda XRE 300 aparece como “temporariamente indisponível”, quando acessada no site da marca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por outro lado, a Honda surpreendeu com registro de um novo modelo da montadora, no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). A nova moto é a Honda XRE 300 Sahara.
De acordo com o portal AutoPapo, o retorno da Sahara indica um modelo que provavelmente substituirá a atual XRE 300, embora a marca não declare isso oficialmente. A notícia pegou muitas pessoas de surpresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais outros modelos saíram de linha?
Os scooters SH 150i e SH 300i tiveram fim no Brasil, no fim de 2022. A gama sempre foi destaque de vendas na Europa, mas o desempenho não se repetiu aqui, desde o lançamento do SH 300i, em 2016.
A realidade é que, no Brasil o modelo contabilizou apenas 410 emplacamentos no ano de 2021, enquanto o seu irmão menor foi um pouco melhor, com 2.159 unidades vendidas. Em dezembro o SH 150i emplacou apenas 14 unidades, enquanto o líder do segmento, PCX, teve 2.260 unidades licenciadas de acordo com a Fenabrave.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Melhor que o FIM da tarifa dinâmica: Uber anuncia viagens quase de GRAÇA em 2 passos
● Nova lei da Uber chega com 2 proibições a motoristas e rival crava fim da tarifa dinâmica em SP
● 5 motos por menos de R$ 7 mil, com queridinha da Honda na lista, pra comprar em novembro
E por falar no PCX, é válido destacar que, tanto ele quanto o SH 150i usam a mesma motorização, um monocilíndrico de 149,3 cm³ com injeção eletrônica capaz de gerar uma potência de 14,7 cv e torque de 1,40 kgf.m e transmissão CVT.
Por sua vez, o SH 300i oferta um motor monocilídrico com 279 cm³, injeção eletrônica e quatro válvulas, usina que rende 24,9 cv de potência e 2,59 kgf.m de torque, também com transmissão CVT.
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]