alerta
Perigo para os passageiros: Motoristas da Uber aplicam novo golpe e empresa divulga comunicado urgente
14/07/2023 às 20h07
Todos os usuários da Uber precisam saber sobre o golpe que anda sendo aplicado por motoristas
A Uber é uma empresa multinacional americana, prestadora de serviços eletrônicos na área do transporte privado urbano, através de um aplicativo de transporte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, contando com milhares de motoristas e milhões de clientes no país, a empresa é uma das mais bem sucedidas no ramo.
Dessa forma, é importante que todos saibam que motoristas da Uber estão aplicando um novo golpe e empresa precisou divulgar um comunicado urgente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações que foram divulgadas pelo Folha de S. Paulo, alguns motoristas estavam aplicando um golpe e cobrando valores altos por viagens sem passageiro. Trata-se do “golpe do código de segurança”.
Dito isso, os motoristas estavam agindo da seguinte forma: antes de chegar ao local do destino, eles estavam usando o chat do app para perguntar ao usuário o código de segurança da corrida. Dessa forma, com o código em mãos, o motorista acionar viagens longas por preços altos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em nota enviada à Folha, e Uber disse que “está comprometida em atualizar e fortalecer os seus processos internos para proteger a plataforma e os seus usuários“.
De acordo com a empresa, o U-Código, é um código “que consiste em uma senha de quatro dígitos, criada pelo app para cada viagem e que deverá ser fornecida verbalmente pelo usuário ao motorista ao entrar no veículo, para que então ele consiga iniciar a viagem”.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Reajuste de 7,34% e adeus R$1507: Record traz 2 viradas com novo valor histórico do salário mínimo para 2025
● Veredito do 13º salário e real sobre o 14º: 2 anúncios do INSS para 2025 chegam voando a aposentados
● Aposentadoria imediata hoje (23): 15 doenças garantem aposentadoria sem fila pelo INSS em apenas 9 passos
“Reforçamos em comunicações que, para que o código de verificação cumpra seu papel, é importante que a pessoa não compartilhe os quatro dígitos com o motorista antes que ele chegue ao ponto de embarque. Isto é, o código não deve ser compartilhado pelo chat ou pelo telefone em nenhuma hipótese, apenas pessoalmente, no momento em que há o encontro com o motorista”, disse em nota.
Visando que nenhum cliente caia mais no golpe, a Uber enviou um e-mail para toda sua base e explicou detalhes sobre o U-Código. Em suma, a Uber pediu para que o usuário não forneça o número antes de embarcar no veículo. Confira:
O que fazer para não cair no golpe?
De acordo com Lucas Marcon, advogado do programa de Telecomunicações e Direitos Digitais do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor): “O usuário deve cancelar a corrida, entrar em contato com a empresa informando o ocorrido e exigindo que não seja cobrada taxa de cancelamento”, afirmou o especialista.
“Se o consumidor sofreu um golpe como esse ou teve alguma cobrança indevida, é importante que saiba que a empresa pode ser responsabilizada, já que foi por meio do seu aplicativo e serviço que ocorreu o dano ao consumidor. A empresa deve tomar todas as medidas necessárias para que esse tipo de fraude não ocorra”, disse.
“Em um primeiro momento, a sugestão é entrar em contato com a empresa e pedir o reembolso. Esse contato pode ser feito pelo SAC da empresa ou pelo site consumidor.gov.br, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Outro caminho é acionar o Procon de seu estado“, finalizou.
Autor(a):
Redação TV Foco
A redação do site TV Foco é formada por vários profissionais que estão sempre prontos para informar seu público e levar o máximo de informações para ele. Por isso, estamos sempre antenados em tudo que está acontecendo na TV, nas redes sociais, nas festas e em todos os cantos do mundinho dos famosos.Redação TV FOCO publica notícias diariamente sobre o mundo do famosos e também da televisão. Especializado em números sobre a audiência da TV. Para entrar em contato envie um email para: [email protected]