Todos os usuários da Uber precisam saber sobre o golpe que anda sendo aplicado por motoristas
A Uber é uma empresa multinacional americana, prestadora de serviços eletrônicos na área do transporte privado urbano, através de um aplicativo de transporte.
Dessa forma, contando com milhares de motoristas e milhões de clientes no país, a empresa é uma das mais bem sucedidas no ramo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, é importante que todos saibam que motoristas da Uber estão aplicando um novo golpe e empresa precisou divulgar um comunicado urgente.
De acordo com informações que foram divulgadas pelo Folha de S. Paulo, alguns motoristas estavam aplicando um golpe e cobrando valores altos por viagens sem passageiro. Trata-se do “golpe do código de segurança”.
Dito isso, os motoristas estavam agindo da seguinte forma: antes de chegar ao local do destino, eles estavam usando o chat do app para perguntar ao usuário o código de segurança da corrida. Dessa forma, com o código em mãos, o motorista acionar viagens longas por preços altos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em nota enviada à Folha, e Uber disse que “está comprometida em atualizar e fortalecer os seus processos internos para proteger a plataforma e os seus usuários“.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Fim do Aviso-Prévio: Lei trabalhista traz 1 única atitude que CANCELA benefício a CLTs
● Melhor que FIM da tarifa dinâmica: Uber confirma 12 alertas para salvar passageiros durante corridas em 2025
● Reajuste de 5,25%: Canetada antes de Haddad garante salário mínimo de R$1656 à lista de CLTs em 2025
De acordo com a empresa, o U-Código, é um código “que consiste em uma senha de quatro dígitos, criada pelo app para cada viagem e que deverá ser fornecida verbalmente pelo usuário ao motorista ao entrar no veículo, para que então ele consiga iniciar a viagem”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Reforçamos em comunicações que, para que o código de verificação cumpra seu papel, é importante que a pessoa não compartilhe os quatro dígitos com o motorista antes que ele chegue ao ponto de embarque. Isto é, o código não deve ser compartilhado pelo chat ou pelo telefone em nenhuma hipótese, apenas pessoalmente, no momento em que há o encontro com o motorista”, disse em nota.
Visando que nenhum cliente caia mais no golpe, a Uber enviou um e-mail para toda sua base e explicou detalhes sobre o U-Código. Em suma, a Uber pediu para que o usuário não forneça o número antes de embarcar no veículo. Confira:
O que fazer para não cair no golpe?
De acordo com Lucas Marcon, advogado do programa de Telecomunicações e Direitos Digitais do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor): “O usuário deve cancelar a corrida, entrar em contato com a empresa informando o ocorrido e exigindo que não seja cobrada taxa de cancelamento”, afirmou o especialista.
“Se o consumidor sofreu um golpe como esse ou teve alguma cobrança indevida, é importante que saiba que a empresa pode ser responsabilizada, já que foi por meio do seu aplicativo e serviço que ocorreu o dano ao consumidor. A empresa deve tomar todas as medidas necessárias para que esse tipo de fraude não ocorra”, disse.
“Em um primeiro momento, a sugestão é entrar em contato com a empresa e pedir o reembolso. Esse contato pode ser feito pelo SAC da empresa ou pelo site consumidor.gov.br, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Outro caminho é acionar o Procon de seu estado“, finalizou.