Atenção!

ATENÇÃO: Motoristas de aplicativos recebem excelente notícia e lei aplicada faz eles comemorarem

29/05/2023 às 14h50

Por: Luiza Lefundes
Imagem PreCarregada
Motoristas de aplicativos ganham desconto no IRPF (Foto:Reprodução/Internet)

Motoristas de aplicativo ganham desconto na declaração do imposto de renda

Recentemente foi anunciado uma excelente notícia aos motoristas que trabalham através de aplicativos de carona, onde todos serão beneficiados pela legislação ao descontar 40% de seus rendimentos no Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, o benefício foi lembrado por José Carlos da Fonseca, supervisor nacional do Programa de Imposto de Renda, ao ser questionado na “Voz do Brasil”: Esses 40% são incluídos como se fossem as despesas que ele precisa ter… essa é uma fórmula para aqueles profissionais que não são empresa, nem MEI”.

Desse modo, a legislação afirma que a forma de compensar os gastos dos motoristas com manutenção do veículo, gasolina, pneus, limpeza, entre outros, é descontar está certa porcentagem na hora de calcular os ganhos registrados como tributáveis no imposto de renda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, os motoristas devem calcular os rendimentos, registrando as quantias recebidas em 2022, aplicar o desconto de 40% sobre o total das receitas, e caso o valor restante for maior do que R$28.559,70, o trabalhador não precisará declarar o IRPF. O desconto também deve constar na declaração, sendo como “Rendimento isento ou não tributável”.

Contudo, o motorista deverá buscar o carnê-leão, a ferramenta que faz o cálculo automático do imposto a ser pago de acordo com o rendimento de cada mês, basta o profissional selecionar a opção “Motorista e Condutor do Transporte de Passageiros”, e preencher os valores recebidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O carnê-leão pode ser acessado na página Meu Imposto de Renda, da Receita Federal. O login pode ser feito por meio da plataforma Gov.Br.

Qual é o prazo para declarar o IRPF?

Vale ressaltar que o motorista autônomo precisa registrar qualquer outra fonte de renda, além dos bens e direitos que o mesmo possui, como os demais contribuintes. O prazo final para a entrega do IRPF 2023 é 31 de maio.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lista com devolução do imposto de renda é divulgada e se você já declarou pode comemorar - Foto Reprodução Internet

IRPF (Foto:Reprodução/Internet)

Motorista de aplicativo (Reprodução/Internet)

Motorista de aplicativo (Reprodução/Internet)

Entenda mais detalhes sobre o Imposto de Renda (Foto: Agência Brasil)

Prazo para declarar o Imposto de Renda (Foto:Reprodução/Agência Brasil)

desconto
Imposto de Renda em 2023
IRPF
Motoristas de aplicativo

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.