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Expulsão relâmpago do app e multa de 40 mil: Motoristas em alerta máximo com atitude da UBER

10/09/2024 às 17h04

Por: Giovana Misson
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Motorista, ilustração celular bloqueado e logo Uber (Fotos: Reproduções / Canva / Internet)

Uber é condenada a pagar indenização por danos morais no valor de R$ 40 mil a motorista após expulsão relâmpago de aplicativo

Vista como uma das maiores companhias de transporte privado, a Uber tornou-se uma excelente opção para os brasileiros que buscam iniciar um emprego e aumentar a renda no fim do mês.

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Os ganhos do motorista de aplicativo são calculados por meio da quantidade e tipos de viagens realizadas, horários rodados e promoções semanais. Mas, uma das maiores vantagens é a flexibilidade na rotina.

As vantagens para começar a trabalhar no aplicativo são diversas, porém, os motoristas devem ficar atentos com as medidas da empresa para evitar a expulsão do aplicativo.

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A Uber possuí normas claras para os motoristas parceiros, como respeitar todos os passageiros, não é permitido o contato físico, má conduta sexual, violência, ameaças, discriminação e outros, para permanecer no aplicativo.

Inclusive, na última segunda-feira, 09, uma notícia envolvendo a expulsão relâmpago de um motorista pegou o público de surpresa.

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Acontece que a Uber foi condenada a pagar indenização por danos morais no valor de R$ 40 mil ao prestador de serviço Jorge da Silva Leite.

De acordo com informações do portal O Globo, a empresa expulsou o motorista do aplicativo sob a alegação de que ele tinha anotações criminais em seu nome.

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Jorge chegou a apresentar à empresa certidões de nada consta, comprovando não possuir qualquer anotação. Porém, a plataforma negou sua reintegração.

INDENIZAÇÃO

Os desembargadores da 7ª Câmara de Direito Privado do Tribunal do Rio negaram a apelação cível da Uber contra a condenação imposta pela 4ª Vara Cível do Fórum Regional da Barra da Tijuca.

Os magistrados, por unanimidade, e o desembargador Horácio dos Santos Ribeiro Neto definiram que Jorge Leite seja reintegrado como prestador de serviço da Uber.

“No caso concreto, verifica-se que agiu a apelante de forma arbitrária ao descredenciar motorista parceiro de sua plataforma, sem que lhe fosse permitida defesa e, ainda, alegando existência de anotação criminal em nome do motorista, o que não provou ser verdadeiro. (…) Inexistindo justa causa para a rescisão, faz jus o apelado à sua reintegração à plataforma”, destacou o relator em seu voto.

PRONUNCIAMENTO DA EMPRESA

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua em aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Como faço para falar com a Uber?

Como havíamos mencionado, a Uber tornou-se uma das maiores empresas de transporte por aplicativo no Brasil.

Desse modo, muitos cidadãos precisam falar com a empresa, seja para resolver algum problema ou realizar um reclamação. Veja como entrar em contato:

  • Toque em Ajuda no menu do aplicativo para ver as respostas às perguntas mais freqüentes;
  • Caso não encontre o que procure, envie uma pergunta para help.uber.com. A equipe de suporte entrará em contato com você dentro de 24 horas.

Uber

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]

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