Uber é condenada a pagar indenização por danos morais no valor de R$ 40 mil a motorista após expulsão relâmpago de aplicativo
Vista como uma das maiores companhias de transporte privado, a Uber tornou-se uma excelente opção para os brasileiros que buscam iniciar um emprego e aumentar a renda no fim do mês.
Os ganhos do motorista de aplicativo são calculados por meio da quantidade e tipos de viagens realizadas, horários rodados e promoções semanais. Mas, uma das maiores vantagens é a flexibilidade na rotina.
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As vantagens para começar a trabalhar no aplicativo são diversas, porém, os motoristas devem ficar atentos com as medidas da empresa para evitar a expulsão do aplicativo.
A Uber possuí normas claras para os motoristas parceiros, como respeitar todos os passageiros, não é permitido o contato físico, má conduta sexual, violência, ameaças, discriminação e outros, para permanecer no aplicativo.
Inclusive, na última segunda-feira, 09, uma notícia envolvendo a expulsão relâmpago de um motorista pegou o público de surpresa.
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Acontece que a Uber foi condenada a pagar indenização por danos morais no valor de R$ 40 mil ao prestador de serviço Jorge da Silva Leite.
De acordo com informações do portal O Globo, a empresa expulsou o motorista do aplicativo sob a alegação de que ele tinha anotações criminais em seu nome.
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Jorge chegou a apresentar à empresa certidões de nada consta, comprovando não possuir qualquer anotação. Porém, a plataforma negou sua reintegração.
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INDENIZAÇÃO
Os desembargadores da 7ª Câmara de Direito Privado do Tribunal do Rio negaram a apelação cível da Uber contra a condenação imposta pela 4ª Vara Cível do Fórum Regional da Barra da Tijuca.
Os magistrados, por unanimidade, e o desembargador Horácio dos Santos Ribeiro Neto definiram que Jorge Leite seja reintegrado como prestador de serviço da Uber.
“No caso concreto, verifica-se que agiu a apelante de forma arbitrária ao descredenciar motorista parceiro de sua plataforma, sem que lhe fosse permitida defesa e, ainda, alegando existência de anotação criminal em nome do motorista, o que não provou ser verdadeiro. (…) Inexistindo justa causa para a rescisão, faz jus o apelado à sua reintegração à plataforma”, destacou o relator em seu voto.
PRONUNCIAMENTO DA EMPRESA
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua em aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
Como faço para falar com a Uber?
Como havíamos mencionado, a Uber tornou-se uma das maiores empresas de transporte por aplicativo no Brasil.
Desse modo, muitos cidadãos precisam falar com a empresa, seja para resolver algum problema ou realizar um reclamação. Veja como entrar em contato:
- Toque em Ajuda no menu do aplicativo para ver as respostas às perguntas mais freqüentes;
- Caso não encontre o que procure, envie uma pergunta para help.uber.com. A equipe de suporte entrará em contato com você dentro de 24 horas.