VEJA
Acabou a CNH: Dirigir motos sem o documento já é uma REALIDADE no Brasil e você só precisa fazer isso
15/09/2023 às 21h57
Algumas motos estão livres da restrição e pilotos podem circular à vontade pelas ruas
Como uma forma de controlar os acidentes de trânsito, os motoristas e motoqueiros brasileiros dependem da CNH, a Carteira Nacional de Habilitação, para circularem pelas vias com motos e carros.
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Mas, pouca gente sabe que, pelas regras do Contran, alguns veículos estão livres da necessidade do documento. E isso se aplica, principalmente, aos motoqueiros, que podem circular nas ruas, sem passar pelo processo da autoescola.
Isso, claro, varia de modelo para modelo. Segundo o portal Auto Papo, do Uol, a Jet 50, da Shineray, no estilo Scooter, não depende da CNH e está solta para circulação. A Mad Urban, que tem formato parecido, também não precisa do documento.
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Por fim, a Phoenix, da Shineray, é uma outra possibilidade para os novos pilotos que não tem habilitação. Aliás, o valor dela chama atenção e pode sair por cerca de R$ 6,9 mil. Interessante, né?! Mas, vale ressaltar, apesar disso, todo cuidado é pouco no trânsito.
Aplicativo de corridas
É oficial. A Uber decidiu que vai banir uma lista de carros da plataforma, na intenção de melhorar o serviço oferecido aos clientes de todo o Brasil.
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De acordo com um comunicado da própria marca, as alterações serão aplicadas nas categorias Black e Confort a partir de janeiro de 2024. Os motoristas têm até o fim do ano para se adaptar.
Agora, como regra rígida, se o motorista oferecer o serviço Black, que é mais caro, é necessário que o veículo, obrigatoriamente, seja nos tons de preto, chumbo, prata, cinza, azul marinho, marrom ou branco. Fora disso, não serão aprovados.
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O motorista da Uber também deve já ter realizado mais de 100 corridas na plataforma em diferentes categorias e ter altos índices de avaliação. Por ser mais restrita, a categoria Black é oferecida somente em grandes capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.
Quando a Uber chegou ao Brasil?
O aplicativo de corridas estreou no país em 2014. Desde então, surgiram vários outros com o mesmo tipo de serviço, como a 99 e o Cabify.
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]