Motoboy precisam ficar atentos às novas mudanças do Contran envolvendo os modelos e tipos de motos que circulam pelas ruas
Uma nova resolução que determina a documentação necessária para diferentes tipos de motos acaba de sair. Agora, algumas modalidades não precisam mais nem de CNH (Carteira Nacional de Habilitação), mas é necessário ficar atento a todas as mudanças para não ter problemas.
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O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou no dia 15 de junho a classificação de veículos de duas rodas como ciclomotores e bicicletas elétricas. Segundo o órgão, a medida visa esclarecer regras e facilitar o registro e o licenciamento.
A necessidade de realizar essa nova regulamentação se dá pelo aumento considerável de motos elétricas nas ruas. Atualmente, não existe nenhum tipo de moto que não precise de CNH para circular pelas ruas do Brasil, além de ser imprescindível que esses veículos estejam devidamente licenciados.
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Por sua vez, os equipamentos de mobilidade individual autopropelidos e as bicicletas elétricas ainda podem circular nas mesmas condições das bicicletas convencionais – sem CNH ou Habilitação.
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As bicicletas elétricas, porém, precisam dotar de sistema que garanta o funcionamento do motor somente quando o condutor pedalar e contar com indicador de velocidade. Isso significa que a moto elétrica que tiver acelerador no guidão é enquadrada como ciclomotor, e precisa de emplacamento, licenciamento e o condutor precisa de habilitação.
AUMENTO DE VENDAS
A Honda acaba de divulgar que teve o melhor primeiro semestre de emplacamentos desde 2014. A montadora japonesa garantiu mais de 555 mil unidades emplacadas de janeiro a junho, o que indica um crescimento de 14% sobre as 486.410 unidades lacradas em igual período de 2022.
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QUAIS SÃO AS MOTOS MAIS VENDIDAS DA HONDA?
As motos mais vendidas da marca até agora foram a linha CG 160, com mais de 210 mil unidades; linha Biz, com 99 mil emplacamentos; NXR160 Bros, com mais de 74 mil unidades; e a Pop 110i, com mais de 69 mil unidades lacradas.
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