Neste especial do TV Foco, nós iremos falar sobre o transtorno obssessivo compussivo ou como é popularmente conhecido, TOC. Para se ter uma ideia, são 8 milhões de afetados, como relata o site Saúde da editora Abril, além de artistas da Globo como Renato Aragão e Roberto Carlos, sofrem com esta doença.
+ Aos 88 anos, Silvio Santos esbanja vitalidade ao comandar império dentro e fora do SBT
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na biografia, Renato Aragão – Do Ceará para o Coração do Brasil, escrita por Rodrigo Fonseca, revelou que Didi, ou melhor, Renato Aragão adquiriu ao longo da vida um toc relacionado a sua vestimenta. De acordo com o livro, o humorista não usa roupa preta quando está dentro de casa, nas segundas-feiras veste branco ou azul e nas terças e sextas repete a cor.
Já Roberto Carlos confessou que sofre do transtorno em entrevista ao Fantástico, até hoje ele tem “manias” que causam estranheza para o seu público. Em certo momento de sua vida, ele só saia por um local pela porta que ele entrou, há certas palavras que ele não pronuncia. “Quem tem TOC é um sofredor, mas eu já melhorei bastante”, disse em entrevista a Jô Soares na Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Famosos e atores da Globo e da Record são acusados de abusos sexuais e têm nomes jogados na lama em polêmicas
Recentemente, Luciana Vendramini foi convidada para participar do Encontro Com Fátima Bernardes na Globo, lá a atriz de Espelho da Vida falou um pouco sobre o seu transtorno e sua experiência: “Tentei esconder muito tempo, tinha muita vergonha. Eu tive todos da cartilha. Todos e mais alguns que não estão cadastrados. A minha vida se resumiu em dormir, acordar, tomar banho e voltar a dormir. Isso tudo levava 24 horas”, comentou no programa da Globo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Não tem mais porque ter tabu com isso. Todo mundo na família tem uma pessoa com depressão, com TOC, bipolar, ansiedade. E por que ter esse medo? A gente tem medo porque vai ser julgada. ‘Isso é frescura, você é bonita, você não precisa ter isso, vai ler um livro, vai fazer terapia, terapia é coisa de gente louca’. Então a gente ouve esses clichês totalmente errados”, Luciana Vendramini relatou.
+ Famosos da Globo e da Record mostraram gosto exótico e amável no amigo-secreto da firma
Não é só no Brasil, vários artistas internacionais afirmaram ter TOC
Daniel Radcliffe
O ator famoso por interpretar Harry Potter nos cinemas, no ano de 2012, concedeu uma entrevista para o jornal estrangeiro The Sun, onde ele conta que ainda muito novo descobriu que tinha o TOC. “Eu tinha que repetir cada frase que eu dizia baixinho. Gostaria de encorajar todos com este problema a passar por terapia. Isso não significa que você está louco ou fraco. Eu não tive nada este ano, até agora, e eu sinto que estou perdendo este costume”, relatou.
Cameron Diaz
A atriz, que é famosíssima por seus filmes em Hollywood, tem a mesma doença de todos os famosos que citamos aqui. Em seu caso, ela chegou a afirmar em entrevista para site nos Estados Unidos, que em 2007, ela se livrou de seu toc, mas antes ela tinha o hábito de usar o cotovelo para abrir uma porta, além de lavar as mãos constantemente.
Katy Perry
Em entrevista para uma rádio z100, a cantora admitiu que sofre com o transtorno psicológico. Ela afirmou: “Eu tenho TOC! Muito! Eu sempre quero colocar as coisas em ordem alfabética, tudo que tenho que fazer. Eu também sou um pouco Howard Hughes quando o assunto é germe”, disse. Katy ainda é viciada em limpeza.