INSS confirma nova mudança para aqueles que desejam se aposentar
Após a Reforma da Previdência de 2019, que deu muito o que falar, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) teve que enfrentar alterações e grandes mudanças que foram impostas, e mesmo nos dias de hoje, aposentados e pensionistas ainda estão tentando de adaptar às novas regras e tempo de contribuição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, aqueles que desejam se aposentar brevemente, especialmente este ano, assim como os beneficiários, precisam ficar atentos à nova legislação trabalhista, já que houve uma nova atualização na idade mínima.
Portanto, as regras do INSS referentes à aposentadoria por idade, é um benefício da Previdência Social que tem intuito de garantir aos idosos uma segurança financeira quando se aposentarem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entretanto, o direito de se aposentar só pode ser conquistado a partir de uma idade mínima combinada ao cumprimento de todas as regras de elegibilidade, ou seja, trabalhadores urbanos devem atingir a idade mínima de 62 anos.
Contudo, ainda o pede um aumentativo gradativo em relação à idade a cada seis meses, assim os trabalhadores de ambos os sexos devem atingir o mínimo de 15 anos de contribuição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Neste ano de 2023, são exigidos 90 pontos para as mulheres e 100 pontos para os homens, a pontuação deve aumentar um ponto a cada ano, até atingir 100 para mulheres e 105 para homens, mas para se aposentar necessita ter pelo menos 90 pontos.
Os pontos foram instituídos exclusivamente às mulheres, pois anteriormente elas poderiam requer a aposentadoria somente quando tivessem completado 60 anos de idade, porém a reforma inclui mais seis meses a cada ano, neste período.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual é o valor da aposentadoria em 2023?
O máximo que um cidadão poderá receber de benefícios do INSS (Teto), neste ano de 2023, é de R$7.507,49. A alíquota de reajuste de 2023 foi menor em relação ao ano passado, já que este ano registrou 5,93%, contra o ano passado de 10,16%.