Uma grande mudança sobre a fintech acaba de ser confirmada, pode afetar banco e preocupa clientes
Como todos sabem, o Banco Digital Nubank, é na atualidade, uma das principais instituições financeiras do país, e conta com milhões de clientes ativos em todo o Brasil.
Dessa forma, o Nubank está sempre inovando com a finalidade de fidelizar ainda mais os seus usuários. Com isso, oferece serviços de financiamentos, empréstimos, transações bancárias e cartões de crédito e débito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, uma mudança que acaba de ser confirmada pela empresa, pode afetar o banco, e tem deixado muitos clientes preocupados.
Para melhor entender, acontece que um entregue a órgão regulador acabou causando um alvoroço e deixou clientes da instituição financeira em estado de alerta.
Segundo informações apuradas, o documento foi enviado ao órgão regulador da bolsa de valores dos Estados Unidos. A divulgação do formulário 20F veio acompanhada de declarações de seu fundador, David Vélez, o que ligou o sinal de alerta para muitos clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A saber, o Nubank então à SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos EUA) que o Congresso Nacional discute a diminuição das taxas de juros de modalidades de crédito como cheque especial e rotativo.
Vale falar que ainda não se tem uma previsão para que estas mudanças entrem em vigor, mas é certo que elas devem impactar bastante o banco.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com Analistas do mercado financeiro, o Nubank, o famoso Banco Digital, a instituição mais afetada por possíveis cortes nos juros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isto, pois, grande parte da receita do Nubank é proveniente dos cartões de crédito, o que não é tão comum em outros grandes bancos.
Por exemplo, caso a mudança tivesse entrado em vigor no ano de 2022, a demanda de capital regulatório teria crescido em US$ 261 milhões, cerca de R$ 1,4 bilhão.
A proposito, em recente entrevista ao jornal Valor Econômico, o CEO do Nubank, David Vélez, disse com todas as letras que a criação de um teto de juros para o cartão de crédito será “muito prejudicial” para o sistema financeiro.
“Se isso acontecesse de forma arbitrária, no dia seguinte dezenas de milhões de pessoas perderiam seus cartões, porque a operação não seria mais rentável. Seria um choque para o sistema”, disse.
“Estamos ativamente, junto com outros bancos, tentando sugerir algumas outras opções. Mas, na minha avaliação, a solução é ter mais concorrência – algo que o Banco Central vem fazendo, e, por outro lado, é a questão macro. O juro alto vem diretamente do nível de inflação elevada, que agora está sendo controlada, mas que é algo que está fora do alcance das instituições financeiras”, completou o CEO.
Quando o Nubank foi fundado no Brasil?
O Banco foi fundado em 6 de maio de 2013 por David Vélez, Cristina Junqueira e Edward Wible.