Tudo sobre o veredito sobre o Horário de Verão e real sobre mudança em datas de pagamento
A saber, no horário de verão, os relógios dos brasileiros devem ser adiantados em uma hora, a partir da meia-noite da data de início.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ou seja, quando os relógios marcarem 0h00, deverão ser adiantados para 1h00. Já no fim do período, os relógios são atrasados em uma hora.
Historicamente falando, a mudança nos relógios foi justificada como uma forma de economizar energia, buscando alinhar as atividades do dia a dia às horas de luz natural.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Veredito sobre o Horário de Verão
Em suma, o fato é que, com todas as notícias que estão surgindo a respeito do horário de verão, muitas pessoas estão preocupadas com a possibilidade de terem atraso no pagamento do seu salário, do seu benefício previdenciário ou social.
Assim, importantes órgãos ligados ao sistema elétrico estão recomendando ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que retome com o horário de verão. O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) é um destes órgãos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando vai começar o horário de verão em 2024?
Então, até o fim deste mês de setembro o presidente Lula deve confirmar se haverá a volta do horário de verão. Em caso positivo, os relógios passam a ser adiantados a partir da 00h00 de:
- 3 de novembro, primeiro domingo do mês.
Assim, a data tem como referência o Decreto nº 6.558, de 08 de setembro de 2008, modificado pelo Decreto nº 9.242, de 15 de dezembro de 2017, em que a Hora de Verão ficava instituída no Brasil da seguinte forma:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Infestação de baratas: Jornal da Band confirma fechamento histórico de 4 restaurantes após proibição da Anvisa
● Melhor que o 13º salário: R$600 a mais do Bolsa Família chega na conta de milhares antes do natal
● Jogadores demitidos e falência: Jornal da Globo confirma FIM de time hexacampeão da Série A em 2024
“A partir de zero hora do primeiro domingo do mês de novembro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente, em parte do território nacional, adiantada em sessenta minutos em relação à hora legal”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, o horário de verão começaria em novembro e terminaria apenas em 16 de fevereiro de 2025, terceiro domingo daquele mês.
Durante este período o dia seria mais longo, com o pôr do sol as 19h, enquanto hoje começa a escurecer a partir das 18h.
Mudança em datas de pagamentos
Assim, é importante deixar claro que o horário de verão tem o poder de mudar o sistema bancário de todo país. Isso porque, o sistema segue um padrão nacional, com o mesmo horário para todas as 27 unidades deferativas.
Assim, o horário de verão é seguido apenas 11 das 27 unidades federativas adotam o fuso de adiantamento dos relógios. Com isso, os bancos precisarão alterar também o seu horário de atendimento:
- Agências bancárias vão abrir e fechar 1 hora mais cedo.
Estados que devem aderir ao horário de verão
- Santa Catarina;
- Rio Grande do Sul;
- Paraná;
- São Paulo;
- Rio de Janeiro;
- Espírito Santo;
- Minas Gerais;
- Goiás;
- Mato Grosso;
- Mato Grosso do Sul;
- Distrito Federal.
Considerações finais
Assim, não há motivos para grandes alardes, afinal, os pagamentos provavelmente não irão sofrer atrasos.
Em, suma, isso porque os pagamentos feitos pelo governo federal acontecem sempre no período da manhã.