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ALERTA: Mudança no INSS está em VIGOR e impacta 3 milhões de beneficiários de forma imediata em novembro

15/11/2023 às 8h41

Por: Bianca Rayla
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INSS é uma autarquia federal - Foto: Internet

Todos precisam saber todos os detalhes sobre a mudança que impacta 3 milhões de beneficiários de forma imediata

Antes de mais nada, é muito importante falar que o INSS, Instituto Nacional do Seguro Social, em suma, se trata de uma autarquia do Governo do Brasil vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência que recebe as contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência.

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Dessa forma, todos precisam saber detalhes sobre uma mudança no INSS que está em VIGOR e impacta 3 milhões de beneficiários de forma imediata em novembro. Vamos conferir?

Bom, de acordo com informações do portal Extra, uma auditoria que acabou sendo feita pela Controladoria-Geral da União (CGU) apontou que seis em cada dez pedidos de benefício analisados pelos robôs do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são indeferidos.

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Qual a mudança no INSS?

Com isso, é importante dizer que os dados são dos requerimentos feitos no ano passado, e representam um aumento em relação ao patamar de 41% de negativas registradas em 2021.

Dessa forma, ainda segundo as informações que foram divulgadas, a CGU diz que o crescimento no número de indeferimentos automáticos de pedidos de pensão, aposentadoria e outros benefícios foi “significativo”.

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Ainda na ocasião, o relatório também alertou que o cenário tem como consequência potencial o aumento no número de recursos feitos ao Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS), além dos acionamentos feitos à Justiça.

Assim, é importante salientar que a CGU recomendou a adoção de melhorias no robô e também nas ações de instrução aos segurados sobre como fazer os requerimentos da maneira correta.

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Ao portal Extra, o INSS informou 37% dos pedidos dos segurados são decididos pela ferramenta de inteligência artificial. De acordo com informações de Ailton Nunes, diretor de Tecnologia da Informação do órgão, apesar do avanço da tecnologia, a automação ainda não consegue decidir pedidos mais complexos, que ainda são analisados pelos servidores.

“O que é importante e deve ser ressaltado: o INSS continua concedendo e negando benefícios na mesma proporção de sempre. Desde 2021, o INSS concede, em média, 52% dos pedidos. E nega os outros 48%. Isso não mudou. A única diferença é que, agora, quem nega a maior parte dos pedidos (66% dos indeferimentos, em média), é o robô”, disse ele.

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INSS

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são:

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