Todos precisam saber todos os detalhes sobre a mudança que impacta 3 milhões de beneficiários de forma imediata
Antes de mais nada, é muito importante falar que o INSS, Instituto Nacional do Seguro Social, em suma, se trata de uma autarquia do Governo do Brasil vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência que recebe as contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência.
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Dessa forma, todos precisam saber detalhes sobre uma mudança no INSS que está em VIGOR e impacta 3 milhões de beneficiários de forma imediata em novembro. Vamos conferir?
Bom, de acordo com informações do portal Extra, uma auditoria que acabou sendo feita pela Controladoria-Geral da União (CGU) apontou que seis em cada dez pedidos de benefício analisados pelos robôs do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são indeferidos.
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Qual a mudança no INSS?
Com isso, é importante dizer que os dados são dos requerimentos feitos no ano passado, e representam um aumento em relação ao patamar de 41% de negativas registradas em 2021.
Dessa forma, ainda segundo as informações que foram divulgadas, a CGU diz que o crescimento no número de indeferimentos automáticos de pedidos de pensão, aposentadoria e outros benefícios foi “significativo”.
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Ainda na ocasião, o relatório também alertou que o cenário tem como consequência potencial o aumento no número de recursos feitos ao Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS), além dos acionamentos feitos à Justiça.
Assim, é importante salientar que a CGU recomendou a adoção de melhorias no robô e também nas ações de instrução aos segurados sobre como fazer os requerimentos da maneira correta.
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Ao portal Extra, o INSS informou 37% dos pedidos dos segurados são decididos pela ferramenta de inteligência artificial. De acordo com informações de Ailton Nunes, diretor de Tecnologia da Informação do órgão, apesar do avanço da tecnologia, a automação ainda não consegue decidir pedidos mais complexos, que ainda são analisados pelos servidores.
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“O que é importante e deve ser ressaltado: o INSS continua concedendo e negando benefícios na mesma proporção de sempre. Desde 2021, o INSS concede, em média, 52% dos pedidos. E nega os outros 48%. Isso não mudou. A única diferença é que, agora, quem nega a maior parte dos pedidos (66% dos indeferimentos, em média), é o robô”, disse ele.