Adeus: Mudança em lei de Curitiba, PR, chega para trazer fim de uma era no cartão transporte em 2025

Projeto de lei, que visa alteração em decreto de Curitiba, no Paraná, chega para trazer fim de uma era no cartão transporte em 2025
2 min de leitura
Cartão transporte e ônibus (Fotos: Reproduções / Rodrigo Fonseca/CMC / Canva)

Cartão transporte e ônibus (Fotos: Reproduções / Rodrigo Fonseca/CMC / Canva)

Projeto de lei visa mudança no cartão transporte em 2025

O transporte público — como ônibus, metrô e trens — é amplamente utilizado pelos moradores de Curitiba, Paraná. Para facilitar o dia a dia, muitos optam pelo uso do cartão transporte devido a praticidade do pagamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, o que poucos sabem é que uma nova proposta de lei pode trazer o fim de uma era no cartão transporte em 2025.

Nesta sexta-feira, 11, traremos todos os detalhes sobre a possível mudança no funcionamento desse sistema em 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, afinal, o que aconteceu?

Primeiramente, no dia 30 de janeiro, foi protocolado na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) um projeto de lei apresentado pela vereadora Camilla Gonda (PSB).

A proposta tem como objetivo alterar leis municipais que, atualmente, limitam a validade dos créditos do cartão transporte a um ano.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hoje, se os créditos não forem utilizados nesse período, eles expiram e os valores restantes são transferidos automaticamente para o Fundo de Urbanização de Curitiba (FUC), fazendo com que o usuário perca o dinheiro.

Mudança no cartão transporte

A proposta de Camilla Gonda pretende modificar esse cenário, alterando trechos das leis municipais nº 12.597/2008 e nº 4.369/1972.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre as principais mudanças estão:

Desse modo, caso aprovada, o usuário não irá perder os créditos do cartão transporte após um ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pessoa segurando cartão transporte (Foto: Reprodução / Rodrigo Fonseca/CMC)

Motivo

Na justificativa do projeto, a vereadora Camilla Gonda destaca que o transporte público é um direito fundamental garantido pela Constituição Federal de 1988.

De acordo com ela, a proposta visa corrigir uma injustiça no sistema atual, tornando o serviço mais eficiente, justo e acessível para todos.

Pessoas em ônibus (Foto: Reprodução / Canva)

Qual é a situação atual do projeto?

Por fim, o projeto está em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal.

Desse modo, se receber parecer favorável, seguirá para votação nas demais comissões temáticas e, depois, no plenário.

Caso aprovado e sancionado pelo prefeito, o novo texto passará a valer a partir da publicação no Diário Oficial do Município.

Considerações finais

Em suma, o projeto de lei apresentado por Camilla Gonda (PSB) tem como objetivo acabar com o prazo de validade dos créditos do cartão transporte em Curitiba.

Veja mais informações sobre Curitiba clicando aqui.

Ilustração metrô (Foto: Reprodução / Canva)

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Sair da versão mobile