Agora

Novo saque e aumento: Mudança na lei do FGTS é anunciada e todos os trabalhadores precisam se preparar AGORA

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

FGTS (Reprodução - Internet)

Novo saque e aumento em mudança na lei do FGTS faz com que os trabalhadores precisem se preparar

Um novo julgamento está marcado para saber se as mudanças do FGTS vão permanecer ou se vão voltar a modalidade antiga.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hoje em dia tem diversas maneiras de conseguir sacar o FGTS, mesmo após a demissão, ou caso você não seja demitido, ainda tem algumas formas.

Segundo informações do Notícias Concursos, a revisão do FGTS teve seu processo encaminhado de volta ao Supremo Tribunal Federal (STF). Com essa movimentação, o texto passará por um novo julgamento, embora a data da sessão ainda não tenha sido divulgada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O QUE ESTÁ EM JOGO?

Primeiramente o aumento, que basicamente é definir se a correção atual do FGTS, que é de 3% ao ano mais a TR (Taxa Referencial), é constitucional.

Em resumo, o caso foi apresentado ao Supremo Tribunal Federal em 2014, após um estudo encomendado pelo partido Solidariedade e pela Força Sindical apontar perdas consideráveis para os trabalhadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outro fato que está em questão são os saques do fundo de garantia, que podem sofrer uma leve alteração do que já é proposto.

O ‘novo saque’, de modo geral, é a modalidade de saque aniversário que continuará existindo. Isso significa que os trabalhadores formais terão a possibilidade de sacar parte do Fundo de Garantia.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, o saldo estará disponível para todas as pessoas que aderiram ao saque aniversário a partir de 2019. Por outro lado, uma mudança importante é que, ao aderir ao saque aniversário, o empregado terá seu saldo bloqueado por dois anos após a demissão, mesmo que seja sem justa causa. Nesse período, ele só poderá realizar a retirada da multa rescisória de 40%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em resumo, uma importante mudança é que o trabalhador que aderiu ao saque aniversário e depois solicitou o resgate completo do FGTS não poderá retornar a essa modalidade. Nesse caso, ele será incluído automaticamente na modalidade de saque regular.

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile