Saiba todos os detalhes da mudança no Detran que foi confirmada e se você vai transferir o seu carro de nome, precisa saber para não ser pego de surpresa
E esse novo governo ainda está dando muito o que falar, sendo agora o assunto da vez, a mudança no Detran que é confirmada e se você vai transferir o seu carro de nome, precisa saber disso urgente, para não ser pego de surpresa.
Atualmente, já está em vigor o novo tipo de transferência de veículo que foi implantado pelo Ministério da Economia, que agora, não é mais necessário ir até o cartório ou Detran de sua cidade para fazer o procedimento de transferência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, já é possível fazer a transferência veicular de forma digital, que dispensa visita presencial ao cartório e ao Detran, onde os veículos licenciados após o dia 04/01/2021, podem ser transferidos sem necessidade de visitar as instituições, dando ao proprietário a opção de fazer a transferência pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, a CDT.
Com o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, a CDT, os motoristas interessados em comprar ou vender um veículo podem fazer sua assinatura digital e se o veículo possuir a Autorização de Transferência de Propriedade Veicular, conhecida como, ATPV, poder fazer o procedimento todo de forma online.
Vale ressaltar que essa autorização só veio de fábrica, para veículos que foram licenciados ou retransferidos a partir de 04/01/2021, e se todos os envolvidos, vendedor e comprador, estiverem atendendo aos requisitos, podem dispensar a ida ao cartório ou Detran para fazer o “Reconhecimento de Firma”, que agora, junto da assinatura, também é feito pelo próprio aplicativo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
[id da postagem da galeria=”1702247″]
Qual o passo a passo para transferir veículos pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito?
Pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, a CDT, os motoristas interessados em comprar ou vender um veículo, que tenham sua assinatura digital e possuam a Autorização de Transferência de Propriedade Veicular, conhecida como, ATPV, podem fazer o procedimento de forma online.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Abandono e estado deplorável: Fim de 3 estações do metrô de SP deixa paulistas sem chão
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
● Cancelamento do direito das férias: Lei trabalhista em vigor traz 4 alertas que dão fim ao descanso de CLTs
Onde o primeiro passo é o atual proprietário do veículo, ou seja, o vendedor, fazer o processo pelo CDT, depois o comprador repete o procedimento, informando o CPF pelo aplicativo e assinando o “DUT digital”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fazendo isso, os dados são enviados diretamente ao sistema do governo, feito isso, o veículo deverá obrigatoriamente passar por uma vistoria que será agendada em um local credenciado ao Detran de sua cidade.