O INSS terá mudanças no crédito consignado, a fim de evitar golpes e situações desagradáveis com aposentados e pensionistas
Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) serão impactados com uma mudança do órgão nos próximos meses. Agora, os bancos serão obrigados a avisar os clientes sobre quaisquer mudanças em relação a transações de empréstimos consignados.
A decisão do Governo Federal deve evitar que clientes entrem em problemas com pagamentos e com golpes, já que ficarão informados sobre todos os passos dessa transação. O CNPS (Conselho Nacional da Previdência Social) determinou que bancos e instituições financeiras serão obrigados a respeitar e cumprir prazos para fornecer informações relevantes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os bancos terão prazo de 90 dias para se adaptarem às novas regras de empréstimo consignado do INSS. Esse período pode ser prorrogado por mais 90 dias, caso a instituição justifique.
A responsabilidade das redes bancárias agora é de informar tudo sobre as taxas de juros mensais e anuais, data do primeiro desconto, Custo Efetivo Total (CET) mensal e anual das operações de empréstimo consignado.
ALTO NÚMERO
O Governo Federal fez um alerta àqueles que possuem direito ao empréstimo consignado em março deste ano. Atualmente, 16.771.221 aposentados e pensionistas têm crédito consignado. Somente no mês de abril 1.058.282 pessoas requereram essa modalidade de empréstimo.
O CNPS anunciou que a taxa média dos consignados para segurados recuou de 1,97% para 1,91% em abril. A taxa de juros é mais baixa que a do mercado financeiro para crédito não consignado, e pode chegar a 22,93 % ao mês. O problema é que essa condição pode atrair aposentados e pensionistas, complicando a situação financeira de todos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMO EVITAR GOLPES DO CONSIGNADO?
O INSS faz diversos alertas para que pensionistas e aposentados não caiam em golpes. Para evitar a situação, é necessário acompanhar a situação do benefício no extrato localizado na página na internet ou no aplicativo Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/). É por lá que existe a possibilidade de acompanhar créditos e descontos realizados no pagamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE