Mudança no INSS pode mudar vida de brasileiros neste ano
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), sem sombra de dúvidas, é uma das autarquias mais vigiadas e amada pelos brasileiros. Acontece que o órgão é responsável pelo pagamento da aposentadoria de milhões, auxílios e demais benefícios.
Conforme informações do portal ‘Revista dos Benefícios’, o INSS anunciou recentemente uma importante mudança que afetará o prazo de concessão de benefícios aos segurados. Segundo o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, o objetivo é fazer uma redução no tempo de espera para que os beneficiários recebam seus direitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Política de Enfrentamento à Fila da Previdência Social foi implantada em 2023, e foi um marco importante na busca por melhorias na concessão de benefícios do INSS. Dessa forma, hoje a média para concessão de aposentadoria é de 47 dias, mas o INSS visa reduzir esse prazo, pretendendo atender de forma mais rápida e eficiente.
Em uma entrevista recente, Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, confirmou que o prazo de concessão de aposentadoria diminuiu. Essa redução é fruto dos esforços realizados para agilizar os processos internos e otimizar a gestão dos recursos humanos e tecnológicos disponíveis. O que irá mudar a vida de muitos brasileiros que já esperaram muito tempo para receberem seus benefícios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E como meta para 2024, o INSS visa reduzir o tempo de concessão de aposentadoria para 30 dias. Para alcançar essa meta, o INSS continuará investindo em tecnologia, capacitando sua equipe e aprimorando os processos internos. Dessa forma, beneficiando com a diminuição no tempo de espera todos os CPF’s com final de 1 a 9 que dependem dos benefícios.
Como a redução será feita em 2024?
A redução do prazo de concessão de aposentadoria está sendo realizada por meio de uma série de ações e medidas implementadas pelo INSS. Podendo destacar:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Investimento em tecnologia: investindo em sistemas e ferramentas que possibilitem um processamento mais rápido e eficiente dos pedidos de benefícios. Incluindo a implementação de novas plataformas digitais e o aprimoramento dos sistemas já existentes.
- Capacitação da equipe: assim, o órgão está promovendo treinamentos e cursos de atualização para que os profissionais estejam preparados para lidar com as demandas e os desafios do dia a dia.
- Otimização dos processos internos: visando identificar possíveis gargalos e encontrar soluções para agilizar os trâmites. Dessa forma, inclui a simplificação de procedimentos e a redução da burocracia envolvida na concessão de benefícios.