IMPORTANTE

Mudança no INSS: Nova lei e idade mínima impacta quem quer se aposentar em 2023

Mudança no INSS: Idade mínima impacta quem quer se aposentar (Foto: Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mudanças no INSS são divulgadas e você precisa ficar atento

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desempenha um papel vital na vida dos brasileiros, fornecendo segurança financeira durante a aposentadoria e em momentos de necessidade. Por esse motivo, as mudanças nas regras da aposentadoria no Brasil exigem atenção constante por parte dos beneficiários.

Desde a implementação da reforma da Previdência em 2019, as exigências para a aposentadoria vêm sendo alteradas anualmente. Com isso, as regras de transição foram criadas para suavizar o impacto da reforma sobre os trabalhadores já inseridos no mercado de trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As transições permitem ao beneficiário a autonomia em relação a maneira mais vantajosa de se aposentar. Dos 5 tipos de transições, 3 delas foram modificadas e merecem atenção da população.

MUDANÇAS NA APOSENTADORIA

As mudanças em 2023 afetarão as transições de pontos, tempo de contribuição e idade mínima e idade. Enquanto as transições com pedágio de 50% e pedágio de 100% permanecem inalteradas. Veja mais detalhes!

Transição por pontos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso significa que você ganha pontos com base na sua idade e tempo de trabalho. Em 2023, você precisa de 90 pontos se for mulher e 100 pontos se for homem. Além disso, precisa ter trabalhado e contribuído por, no mínimo, 30 anos se for mulher e 35 anos se for homem.

Essa regra continuará mudando, aumentando 1 ponto por ano até chegar a 100 para mulheres em 2033 e 105 para homens em 2028. É uma boa opção se você começou a trabalhar cedo.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Transição por idade e tempo de contribuição

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nessa regra, a idade mínima para se aposentar aumenta aos poucos a cada ano. Em 2023, você, mulher, precisa ter 58 anos, e você, homem, precisa ter 63 anos para se aposentar. Além disso, você precisa ter trabalhado e contribuído por, no mínimo, 30 anos se for mulher e 35 anos se for homem.

O valor da sua aposentadoria é calculado com base na média de todos os salários que você contribuiu. Essa regra também muda aos poucos, aumentando 2% ao ano até atingir o valor máximo.

Transição por idade

Nessa regra, a idade mínima para se aposentar aumenta 6 meses por ano para as mulheres, até chegar a 62 anos em 2023. Para os homens, a idade mínima permanece em 65 anos.

Além disso, você precisa ter contribuído por, pelo menos, 15 anos. O valor da aposentadoria do INSS é calculado com base na média dos seus salários de contribuição. Ela também aumenta gradualmente, 2% a cada ano.

Como fazer a simulação da aposentadoria?

Para fazer uma simulação da aposentadoria, você pode seguir os passos abaixo:

  1. Reúna suas informações financeiras e previdenciárias:
    • Documentos de identificação pessoal.
    • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
    • Extratos de contribuições ao INSS (caso já tenha contribuído).
    • Informações sobre outros planos de previdência privada, se aplicável.
  2. Acesse o site do INSS:

    Você pode usar a calculadora de aposentadoria no site oficial do INSS (www.inss.gov.br) para fazer uma simulação. Lá, você encontrará ferramentas que ajudam a calcular o valor estimado da sua aposentadoria com base nas informações que fornecer.

  3. Informe seus dados:

    No site oficial do INSS, preencha as informações solicitadas na calculadora, que podem incluir sua data de nascimento, data de início das contribuições, salário de contribuição, entre outras.

  4. Escolha o tipo de aposentadoria:

    Selecione o tipo de aposentadoria que deseja simular. Existem diferentes tipos, como por idade, por tempo de contribuição, por invalidez, entre outros. Escolha o que se aplica ao seu caso.

  5. Receba o resultado:

    Após fornecer todas as informações necessárias, a calculadora apresentará um valor estimado da sua aposentadoria com base nos dados inseridos.

  6. Consulte um especialista em previdência:

    Caso tenha dúvidas ou queira uma simulação mais precisa, é aconselhável consultar um especialista em previdência ou um contador. Eles podem analisar seu histórico de contribuições e situação pessoal para fornecer uma estimativa mais detalhada.

Autor(a):

Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: Ionara.santana@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile