NOVIDADE

Aviso importante do Banco Central: Mudança nos cartões de crédito impactará a vida de milhares no Brasil

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Comunicado do Bancos Central (Foto/Reprodução: Shutterstok)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Brasileiros serão impactados com mudança promovida pelo Banco Central, de acordo com o presidente da instituição

Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto afirmou em uma entrevista recente que fará mudanças na forma de obter e utilizar cartões de crédito no Brasil. A intenção é combater de vez a inadimplência, que em 2023 chegou a 52%, além do spread muito alto, que é a taxa cobrada por transações internacionais.

Em evento promovido pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), em São Paulo, Roberto Campos Neto listou alguns dos problemas que vêm acontecendo graças ao uso de cartão de crédito. O presidente do BC afirmou que o descontrole de concessões, ou seja, de liberações de cartões de crédito para clientes, está muito alto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“No parcelamento sem juros o lojista toma a decisão de crédito e o banco toma o risco. A gente teve uma concessão de cartão de crédito muito grande. É um produto que nos preocupa, estamos conversando para ver como melhorar”, declarou.

Roberto Campos Neto é presidente do Banco Central (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

REDUÇÃO DE CONCESSÕES

Existe agora um estudo para padronizar a liberação de cartões de crédito por instituições, a fim de reduzir o número de mau pagantes. “Estamos estudando uma forma de equacionar isso”, afirmou, de acordo com o Valor Econômico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outro assunto levantado pelo presidente do Banco Central se dá pelo desenvolvimento do crédito no Pix. Ele avalia que com essa inovação, será muito mais fácil eliminar os cartões de crédito de circulação, pelo menos em tese.

QUANDO O PIX POR CRÉDITO ENTRARÁ EM VIGOR?

De acordo com o Uol, o ministro da Fazenda Fernando Haddad já revelou que o Pix com crédito entrará em vigor ainda em 2023. Estudiosos, porém, avaliam que essa nova medida só será desenvolvida no ano que vem, e a novidade já está em discussão no Banco Central há um tempo.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Novidades sobre o Pix por crédito (Foto: Reprodução/Pix)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é paulo.vitto@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile