BOMBA!
Mudança critica: Nova lei que acaba de ser aprovada traz mais um DESCONTO aos aposentados do INSS
18/09/2023 às 22h51
A mudança caiu como um presente para os aposentados do INSS
Sem sombra de dúvidas, o sonho de milhares de brasileiro é conseguir a tão desejada aposentadoria ou algum outro benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). E por falar nisso, uma excelente notícia acaba de cair como um presente aos aposentados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fato é que um novo Projeto de Lei (PL) está deixando os beneficiários eufóricos. De acordo com o portal ‘Contábeis’, O PL propõe a criação de uma nova lei com a possibilidade de realizar descontos consignados diretamente dos benefícios concedidos pelo órgão a título de honorários advocatícios.
O projeto, já aprovado pela Câmara dos Deputados e atualmente em discussão no Senado, estabelece que o INSS pode descontar dos benefícios pagos aos seguradores gastos com advogados em caso de concessão ou revisão de benefícios no âmbito administrativo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para a mudança no INSS, o PL estabelece a necessidade de que um contrato seja formalizado e assinado pelas partes envolvidas.
Todavia, é importante destacar que o CNPS já emitiu uma resolução significativa a iniciativa, alertando os líderes governamentais que o Projeto de Lei poderia incentivar o endividamento de parte da população já em situação de vulnerabilidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, foi enfatizado que já existe uma permissão de descontos consignados em caso de empréstimos, que podem chegar a 35% do valor do benefício, acrescido de 10% em despesas relacionadas ao cartão consignado.
O Ministério da Previdência também se manifestou contrariamente ao projeto de mudança no INSS, argumentando que não seria apropriado para o setor público desempenhar esse tipo de papel intermediário.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● 150M clientes em alerta: Caixa emite 3 comunicados urgentes sobre poupança
● Caixa anuncia antecipação de benefício de R$ 100 e R$ 600 para lista de CPFs antes do natal
● Suspensão: Nova lei de Lula chega com alerta máximo à poupança e atinge em cheio a Caixa
Por outro lado, o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) acredita que o texto poderia trazer valor ao processo administrativo e contribuir para a redução da judicialização, expressando seu apoio ao PL.
Quando o INSS foi fundado?
O Instituto Nacional do Seguro Social, foi criado em 27 de junho de 1990, pelo Decreto n° 99.350, como autarquia vinculada ao Ministério da Previdência e Assistência Social – MPAS.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]