No próximo ano, nova idade mínima no INSS será exigida para se aposentar. Medidas valem desde a Reforma da Previdência, que ocorreu em 2019
A aposentadoria do INSS é um dos momentos mais esperados para os trabalhadores. Mas, desde a Reforma da Previdência, que ocorreu em 2019, as regras para garantir o benefício ficaram mais complexas. Nesta sexta-feira, 02, iremos falar sobre as novidades em 2025.
Desde então, todos os anos, o Instituto Nacional do Seguro Social muda todos os anos as regras para garantir a aposentadoria, seja pelo tempo de contribuição + idade mínima; regra dos pontos; pedágio de 50%; e pedágio de 100%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por conta da Reforma da Previdência, a idade mínima para garantir a aposentadoria irá aumentar. Neste ano, a idade ficou em 58 anos e 6 meses para as mulheres e 63 anos e 6 meses para os homens.
De acordo com informações do portal G1, com as regras da Reforma da Previdência, a idade mínima deve subir seis meses em relação ao regime anterior.
Por conta da regra, no ano de 2025, a idade mínima para se aposentar será de 59 anos para as mulheres e 64 para os homens, além do tempo de contribuição de 30 anos para as mulheres e de 35 para os homens.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
OUTRAS FORMAS PARA SE APOSENTAR
Além do tempo de contribuição + idade mínima, os trabalhadores podem se aposentar por idade. Neste ano, a regra considera a idade mínima de 65 anos para homens e 62 para as mulheres, e um tempo de contribuição de 15 anos para ambos.
Também há mudanças na regra dos pontos, que soma o tempo de contribuição com a idade do trabalhador. Neste ano, a pontuação mínima exigida será de 91 para mulheres e de 101 pontos para homens.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Aposentados em ÊXTASE: Reajuste histórico é confirmado no INSS e traz valor acima do esperado em 2025
● Pagamentos liberados: 15 presentões são confirmados para beneficiários do INSS em janeiro
● INSS muda valores dos benefícios após aumento no salário mínimo e novo calendário: 2 viradas chegam voando aos idosos
No ano de 2025, a regra dos pontos também aumentará. A pontuação mínima exigida será de 92 para mulheres e de 102 pontos para homens. A idade não interfere, uma vez que nessa modalidade o INSS somo os pontos da idade e o tempo de contribuição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como acessar o Meu INSS?
O Meu INSS é um serviço online que permite aos cidadãos acessarem informações e serviços, como aposentadoria, pensão por morte, salário-maternidade e outros benefícios sem precisar ir a uma agência do INSS.
Para acessar o aplicativo, basta seguir esses passos:
- Acesse o site oficial do Meu INSS (meu.inss.gov.br) ou baixe o aplicativo disponível para Android e iOS.
- Clique em “Entrar” e escolha a opção de login via gov.br.
- Insira seu CPF e senha cadastrados no gov.br.
- Caso não tenha cadastro, clique em “Crie sua conta” e siga as instruções.