ATENÇÃO
Mudanças no Vale-Alimentação e Vale-Refeição por lei gera tensão em trabalhadores com proibição severa
23/11/2024 às 9h00
Nova lei em vigor na era Lula acerta diretamente todos os trabalhadores que recebem Vale-Alimentação e Vale-Refeição em 2024
Muitos trabalhadores que atuam sob o regime CLT, tem direito a benefícios como Vale-Refeição e Vale-Alimentação. Dessa maneira, uma lei em vigor acerta diretamente essa classe.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, é de forma positiva. A lei veio para assegurar que o trabalhador receba o que lhe é de direito. O motivo da mudança, era a iniciativa de algumas empresas.
E para esclarecer essa história, o time de especialistas em leis do TV Foco, a partir de informações coletadas do site FRD, explica tudo agora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOVA LEI PARA OS TRABALHADORES
- Nova lei afeta os trabalhadores CLT;
- Quem recebe VR e VA precisam se atentar;
- Empresas que pagam esses benefícios também;
- A notícia é boa para os empregados.
AFINAL, O QUE MUDOU NA LEI?
Basicamente, desde setembro de 2023, está proibido o ‘cashback’ ou descontos associados aos cartões de vale-alimentação (VA) e vale-refeição (VR).
Muitas empresas estavam ofertando esses benefícios e o governo entendeu que isso não era bom para os funcionários. Então, propôs a mudança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a lei em vigor, os funcionaram passaram a ter o direito de escolher o operador do cartão de benefícios que melhor atenda suas necessidades, como Alelo, Sodexo ou Ticket.
O cartão continua sendo exclusivo para alimentação, mas, é assegura esse poder de escolha.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Contas zeradas: Bradesco emite 7 alertas a correntistas e atinge 55M de clientes em 2024
● Cartão de crédito com os dias contados: Presidente do Banco Central revela o futuro dos pagamentos em 2025
● Anvisa faz proibição contra 4 chocolates de marca n°1 e decreta retirada do Carrefour, Assaí e +
COMO AS EMPRESAS ERAM BENEFICIADAS?
As empresas que optavam por serviços de determinadas empresas, ganhavam descontos. Dessa maneira, o trabalhador ficava sem o direito de escolher a melhor operadora para ele.
Mas, a Medida Provisória 11.678/2023 proibiu o “cashback”. Assim, agora está nas mãos do trabalhador fazer a escolha. Além disso, para assegurar o cumprimento por parte das empresas, uma multa foi instaurada.
Quem descumprir a norma pode ser multado em até R$ 50 mil e ter a punição dobrada em caso de reincidência.
CONCLUSÕES FINAIS
Graças a uma nova lei envolvendo o VR e o VA, os funcionários voltaram a ter o direito de escolher a melhor operadora para usar o vale. Antes, as empresas que estavam sendo beneficiadas. Mas, agora está mais justo.
PODE VENDER VA E VR?
Não, e quem fizer isso está cometendo um crime e pode ser demitido por justa causa. Afinal, o benefício é exclusivo do trabalhador e só deve ser usado por ele mesmo. Sendo assim, quem tentar se beneficiar com ele, estará cometendo um crime.
VEJA TAMBÉM ESSA LEI QUE AFETA TRABALHADORES
Autor(a):
Larisse Oliveira
Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]