FIQUE LIGADO
Mudanças para 2023: Regras para se aposentar são confirmadas e você precisa estar ciente
23/04/2023 às 19h18
Fique atento nas novas mudanças para conseguir se aposentar
A aposentadoria é algo que causa muitas dúvidas em milhões de brasileiros, principalmente quando troca o Governo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para começar é importante saber que existem diversos tipos de aposentadorias, sendo que cada uma delas possui as suas próprias regras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2023 os requisitos para se aposentar novamente mudaram, portanto é preciso estar atento. Se você pretende se aposentar por tempo de contribuição, saiba que essa é a forma mais utilizada.
Antes da Reforma o tempo de contribuição era de 35 anos para as mulheres e 30 anos para os homens, ou seja, se você já trabalhou por esse tempo até 12/11/2019, poderá se aposentar nesse tipo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a Reforma esse tipo de aposentadoria será extinto, a partir de agora o que vale é o tempo de contribuição mínimo mais os pontos que são calculados a partir da somatória da idade do trabalhador, mais o tempo de contribuição.
Vale destacar que antes solicitar a aposentadoria por tempo de contribuição pela nova regra, é necessário que o trabalhador verifique se atende aos requisitos do INSS para receber o benefício.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Para salvar o Natal: 2 presentes de Lula é confirmado para lista de CPFs contemplados do Bolsa Família
● Nova lei em vigor traz folga ao bolso dos idosos 60+ e garante isenção a milhões de CPFs
● Salário mínimo com valor MAIOR do que o esperado e + 1 extra: Trabalhadores soltam fogos com 2 viradas em 2025
Caso o trabalhador se enquadre nesses requisitos, basta fazer o pedido através do aplicativo Meu INSS, lançado durante a pandemia e que facilitou o processo de aposentadoria.
COMO FUNCIONA A APOSENTADORIA POR INVALIDEZ?
A aposentadoria por invalidez é outro tipo de aposentadoria e vista substituir a remuneração do segurado que não consegue mais trabalhar por motivos de saúde.
A incapacidade de voltar ao mercado de trabalho precisa ser total e definitiva para que o mesmo consiga o benefício que vai subsidiar as suas necessidades.
Autor(a):
Felipe Henrique
Eu sou o Felipe Henrique, Tec. de Enfermagem por formação e Redator Web por paixão. Adoro cobrir o mundo das celebridades e estou sempre antenado com os últimos acontecimentos, já passei por diversos sites do segmento. Gosto de comentar a vida dos famosos e escrevo aos finais de semana sobre os mais diversos assuntos. Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: