Tudo sobre a nova lei das placas dos carros que, aqueles que não seguirem, tomará multa grave
Aqueles que têm carros no Brasil precisam seguir as regras impostas pela nossa legislação. Como, por exemplo, possuir CNH para dirigir, entre outras regras que são indicadas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre uma nova lei referente as placas dos veículos que está em vigor e que quem descumprir tomará multa, além de levar pontos na carteira.
Para quem ainda não sabe, estamos falando da Lei 14.562/23, que está em vigor desde abril de 2023. Conforme a lei, é proibido fazer mudanças no chassi e placas de veículos. Dessa forma, o assunto tomou uma grande repercussão nas redes sociais, pois há quem afirme que dirigir carros sem placa passou a ser adulteração de sinal identificador de veículo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa adulteração de sinal identificador de veículo é considerada um crime. Previsto no Artigo 311 do Código Penal, pode levar à pena de três a seis anos de prisão. Entretanto, o artigo fala sobre à adulteração, remarcação ou o ato de suprimir o número de chassi, monobloco, motor ou placa de identificação. Ou seja, não implica com a falta das placas.
Apesar de ser infração gravíssima, rodar com o veículo sem placas não configura um crime. Segundo informações do portal ‘Jornal do Carro’, quem violar a regra fica sujeito a multa de R$ 293,47. Bem como sete pontos na carteira de motorista e remoção do veículo para regularização. Portanto, é o que prevê o artigo 230 do CTB.
Novidade da Lei
Entretanto, a grande novidade da Lei é que, segundo o que foi divulgado, agora é previsto punição para adulteração do sinal identificador de veículo de reboques e semirreboques. Um dos principais objetivos da mudança foi excluir a palavra “automotor” da qualificação do crime para ampliar sua aplicação para outros veículos não motorizados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais são as principais leis de trânsito no Brasil?
O trânsito brasileiro é regulamentado pela Lei 9.503/97 – Código de Trânsito Brasileiro – CTB, e pelas Resoluções complementares. Além do CTB e das Resoluções, os Estados complementam a legislação por meio de Portarias e Decretos.
Confira a seguir algumas das principais leis:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Cinto de segurança obrigatório para todos os passageiros.
- Dirigir embriagado é crime.
- Ciclistas também devem respeitar as leis de trânsito.
- Crianças devem ser transportadas com equipamento de segurança especial.
- Respeite os limites de velocidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE