FIQUE ATENTO...

Multa de R$ 4.869: Lei de trânsito em vigor traz FIM da CNH e punição que dói no bolso hoje (06)

CNH, IPVA

Entenda novidades sobre a CNH (Foto: Agência Brasil)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Punição vale aos condutores que descumprirem uma regra considerada gravíssima pelo CTB, além de render o cancelamento da carteira, até que haja uma segunda chance

Em 2025, os motoristas devem ficar atentos para não perderem a CNH. Agora, a lei está mais rígida e uma das infrações pode render multa alta, além da suspensão do documento.

No ano passado, o fluxo de carros nas ruas cresceu e, consequentemente, a fiscalização ficou maior. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, existem 240 infrações, divididas entre leves, médias, graves e gravíssimas. Assim, quanto maior a gravidade, maior o valor da multa e número de pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Número de carros nas ruas está cada vez maior, aponta levantamento do Detran (Foto: Agência Brasil)

Para controlar a situação, o Detran assume a missão de promover educação para o trânsito, planejar, coordenar, executar e controlar ações relacionadas à habilitação de condutores, documentação e serviços para veículos. Eles também levantam estatísticas sobre as ruas, além das multas.

Mas, segundo o Estadão, uma das infrações diz respeito ao bloqueio da circulação viária. Isso acontece quando o motorista utiliza o veículo para interromper o fluxo sem autorização prévia. Como punição, a lei aplica uma multa de R$ 4.869, além de suspender a CNH, tirando seu direito de dirigir.

Recentemente, houve também mudanças sobre o prazo de renovação da carteira. Elas atingiram, principalmente, os motoristas mais velhos. O período em questão sofreu alteração e, para se manter dentro das normas, as novas informações são fundamentais, uma vez que já estão em vigor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Volume de carros nas ruas aumentou e CNH sofreu novas mudanças para este ano (Foto: Agência Brasil)

Afinal, o que mudou?

Existem 240 diferentes infrações registradas no atual Código de Trânsito Brasileiro (Foto: Agência Brasil)

Conclusão

De acordo com o Detran, o condutor que tiver a CNH cassada fica impedido de conduzir veículos durante o período estipulado, contado a partir da data da entrega do documento. No entanto, após o prazo e a entrega do certificado de frequência ao curso de reciclagem, ele já pode tentar se reabilitar novamente.

+ Contudo, veja outras notícias sobre leis, mudanças nas regras das ruas, entre outras novidades!

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile