Nova lei armada do atual governo Lula prevê multa absurda e suspensão da CNH para motoristas que desobedecerem as regras de trânsito
O atual governo Lula acaba de impor uma proibição contra uma infração comum entre motoristas, e a nova lei de trânsito institui uma multa elevada e suspensão da CNH.
Portanto, segundo o FDR, a Câmara dos Deputados estuda um projeto de lei que visa mudar as regras do atual Código de Trânsito Brasileiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A infração em questão envolve ultrapassagens perigosas, que poderão resultar em multa gravíssima e suspensão da habilitação.
Desse modo, o deputado Clodoaldo Magalhães (PV-PE) apresentou o Projeto de Lei nº 1405/24, que ainda aguarda análise pela Câmara dos Deputados.
O projeto inclui a ultrapassagem como infração gravíssima e prevê a suspensão da CNH para motoristas que violarem as regras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, o texto considera qualquer manobra que desrespeite as normas de trânsito e coloque em risco a segurança viária e das pessoas.
Com o temor de enfrentar punições, os motoristas passarão a ser mais cuidadosos ao realizar ultrapassagens e dirigir nas vias públicas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Fim do Aviso-Prévio: Lei trabalhista traz 1 única atitude que CANCELA benefício a CLTs
● Isenção na fatura dos cartões de crédito e mais: idosos 60+ se livram dessas 3 dívidas temidas em 3 passos:
● Moradia GRATUITA: Nova lei de Lula em vigor crava o fim do aluguel a milhares de brasileiros em 2025
Vale ressaltar que o DENATRAN registrou aproximadamente 2 milhões de infrações relacionadas a ultrapassagens perigosas até julho de 2024 no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual será o valor da multa contra ultrapassagens perigosas?
De acordo com o texto do projeto de lei, a multa prevista para o motorista que fizer a ultrapassagem perigosa vai ser baseada em um ato de infração gravíssima.
Isso significa que as punições dadas ao condutor incluem:
- Multa no valor de R$ 2.934,70, dez vezes o valor base da multa gravíssima;
- Suspensão do direito de dirigir por 12 meses e sete pontos na carteira de motorista.
No entanto, caso o motorista volte o conduzir o veículo nesse período de punição, a suspensão será dobrada.
Conclusões finais
Em parceria com a Câmara dos Deputados, o governo Lula está progredindo com um projeto que intensifica as sanções para ultrapassagens arriscadas.
O Projeto de Lei no 1405/24 sugere que essa infração seja categorizada como gravíssima, com penalidade de R$ 2.934,70 e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação por um período de 12 meses.
Portanto, a meta é melhorar a segurança nas estradas e diminuir a quantidade de acidentes resultantes de manobras arriscadas.
Desse modo, com essa nova ação, os condutores precisam ser mais cuidadosos, pois correm o risco de sofrer penalidades severas se infringirem as normas de trânsito.