Ana Paula Araújo entrou no Bom Dia Brasil, da Globo, para trazer uma notícia urgente sobre a CNH e a lista de motoristas envolvidos
Ana Paula Araújo foi chamada às pressas pela Globo para compartilhar uma notícia urgente sobre a CNH e a lista de motoristas envolvidos na notícia envolvendo uma multa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIA URGENTE
No Bom Dia Brasil da Globo, de 01 de dezembro deste ano, a jornalista Ana Paula Araújo trouxe uma informação importante: a Secretaria Nacional de Trânsito anunciou que motoristas profissionais podem receber multas a partir do final de janeiro caso não realizem o exame toxicológico.
“A Secretaria Nacional de Trânsito informou que todos os motoristas profissionais podem ser multados a partir do fim de janeiro se não tiverem realizado o exame toxicológico”, disse Ana Paula.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Heraldo Pereira forneceu mais detalhes, explicando que a medida se aplica a motoristas de micro-ônibus, ônibus, caminhões e outros veículos de carga, abrangendo as categorias C, D e E.
A fiscalização começará em 29 de janeiro do próximo ano, mas os motoristas têm até 28 de dezembro de 2023 para regularizar a situação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “A partir do dia 1°”: Eduardo Paes crava FIM de serviço vital no metrô do RJ e substituto chega em 2025
● Grudam na alma por horas: 5 perfumes mais cheirosos para exalar elegância e aumentar a confiança no Natal
● “Não terá mais”: Banco Central emite comunicado com FIM de serviço vital do Bradesco e Itaú
“Portanto, ainda dá tempo de se adaptar à norma, se adequar à norma. É uma medida governamental, e o alerta parte do órgão máximo executivo, o Sistema Nacional de Trânsito. Vale para motoristas profissionais que dirigem microônibus, ônibus, caminhões e demais veículos de carga. Isso engloba motoristas nacionais categorias C, D e E. A fiscalização efetiva será no próximo ano, a partir do dia 29 de janeiro”, disse o jornalista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o ABAD, motoristas com CNH nas categorias ‘C’, ‘D’ e ‘E’, que ainda não fizeram o exame toxicológico ou que estão com o exame vencido (realizado há mais de 30 meses), precisam corrigir a situação até a data limite.
O exame toxicológico é capaz de detectar o uso de drogas e substâncias psicoativas no organismo. Ele havia sido suspenso pela Medida Provisória n° 1153 de 2022 devido à pandemia, mas voltou a ser obrigatório com a publicação da lei 14.599 de 2023.
Os exames devem ser realizados em laboratórios credenciados pela Secretaria Nacional de Trânsito – SENATRAN, utilizando amostras de cabelo, pelos ou unhas, e os resultados serão disponibilizados em até 72 horas, segundo o portal.
Caso o resultado do exame seja positivo, o motorista ficará impedido de obter ou renovar sua habilitação até apresentar um resultado negativo em novo exame. Aqueles que não realizarem o exame dentro do prazo estarão sujeitos a multa no valor de R$ 1.467,35, sete pontos na carteira e abertura de processo administrativo de suspensão da CNH.
Quanto tempo para pegar a habilitação digital depois de aprovado?
Após concluir todas as fases do processo, a habilitação digital estará pronta para download no aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito” em apenas três dias, de acordo com o Detran SP.
É importante destacar que a versão digital possui a mesma validade legal que a versão impressa da CNH.