Rival da Honda, a montadora Yamaha, lançou moto com preço acessível
As motos, sem sombra de dúvidas, se tornaram um dos meios de transportes favoritos dos brasileiros. Isso porque além da economia, da facilidade no trânsito, o veículo tem um custo benefício que vale muito a pena. Ainda mais com o aumento desenfreado no valor do combustível.
A Honda e a Yamaha, por exemplo, despontam de longe como as maiores fabricantes de moto do mundo. No Brasil, as marcas já são consagradas e se tornaram grandes queridinhas do público. Dessa vez, no enanto, falaremos sobre um lançamento da Yamaha que promete revolucionar as vendas dos veículos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, estamos falando a respeito da Fazer FZ 15. De acordo com informações do portal Motonline, a FZ 15 foi lançada em 2022. E é uma das motos mais equipadas da categoria. Tem freio ABS na dianteira, painel digital completo, LED no farol (com DLR) e lanterna, suspensão traseira monolink.
Além disso, tem chave com posição central e de uma ciclística que lembra muito a irmã maior Fazer 250 FZ 25. O motor é rigorosamente o mesmo das Fazer 150 e Factor 150. Além disso, a moto da Yamaha tem um preço que fica na casa dos R$ 10 mil. O preço fica próximo aos 19 mil reais nas concessionárias.
Qual motor dura mais?
Uma das características distintivas dos motores Yamaha é o uso de revestimento cerâmico na camisa do pistão. Essa escolha de material tem sido reconhecida por contribuir para motores mais potentes e duráveis. A principal razão por trás disso está na capacidade do revestimento cerâmico de diminuir o coeficiente de dilatação térmica.
O coeficiente de dilatação térmica é uma medida que descreve o quanto um material se expande ou contrai em resposta a mudanças de temperatura. Em motores de combustão interna, como os usados em motocicletas, as temperaturas podem variar significativamente devido ao calor gerado durante o funcionamento.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao utilizar revestimento cerâmico na camisa do pistão, a Yamaha consegue controlar de forma mais eficaz a expansão térmica dessa parte crítica do motor. Isso resulta em uma série de benefícios, incluindo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Maior Eficiência Térmica: Com a redução da expansão térmica, a eficiência térmica do motor é melhorada. Isso significa que mais energia é convertida em potência útil, tornando o motor mais potente.
- Maior Durabilidade: O revestimento cerâmico ajuda a proteger a camisa do pistão do desgaste causado pelo atrito e pelo calor. Isso contribui para uma vida útil mais longa do motor.
- Menos Desgaste: A redução do desgaste significa que as peças móveis do motor, como pistões e anéis, mantêm sua integridade por mais tempo, reduzindo a necessidade de substituição frequente.
- Menos Folga nos Componentes Internos: O controle da expansão térmica também ajuda a manter as folgas entre as peças internas do motor dentro de limites ideais, o que é crucial para o desempenho e a durabilidade.
Por outro lado, na Honda, a utilização desse tipo de revestimento cerâmico pode não ser uma característica padrão em todos os modelos de motores.
Fonte: G1 e Uol.