Detran altera a renovação da CNH para idosos acima dos 60 anos. Aliás, a nova lei já está em vigor e com um novo prazo e alerta máximo
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), responsável pela emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), anunciou mudanças importantes no processo de renovação que afeta os idosos.
De acordo com informações do portal ‘FDR’, a nova lei do Detran coloca mais dificuldade especificamente na renovação de CNH na categoria aos motoristas idosos acima dos 60 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa nova medida atinge principalmente a CNH dos idosos acima dos 60 anos que possuem algumas doenças específicas, principalmente aos que possuem o registro EAR (Exerce Atividade Remunerada).
Para quem não sabe, a EAR se trata de uma observação que deve estar incluída na CNH de motoristas que exercem atividades remuneradas com veículos, sendo considerados motoristas profissionais.
Resumo
- Uma nova lei para quem vai renovar a CNH;
- Aliás, os mais afetados acabaram sendo os idosos;
- Isso porque o tempo diminuiu bastante;
- Tudo visando a segurança no trânsito.
Agora, conforme a nova regulamentação, a renovação da CNH a exige um conjunto rigoroso de avaliações, esses que podem afetar os motoristas, principalmente os idosos acima de 60 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além dos exames tradicionais, como oftalmológicos e psicológicos, o médico pode solicitar testes adicionais, como reflexos e coordenação motora. Para evitar problemas, o prazo diminuiu bastante.
Foi inclusa uma medida permitindo que os condutores mais novos fiquem mais tempo com a mesma CNH, enquanto quem tem mais idade o prazo caiu consideravelmente, algo que surpreendeu.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Hoje”: Âncora paralisa jornal na Globo e confirma vitória com 10 presentões do Bolsa Família em novembro
● Portas lacradas e caindo aos pedaços: Shopping de SP, tão popular quanto Bourbon, tem ADEUS devastador
● R$ 19bi e FIM vital: Itaú crava fechamento de 21 agências e atinge em cheio correntistas em 2024
- Motoristas com menos de 50 anos de idade: renovação a cada 10 anos;
- Motoristas entre 50 e 69 anos de idade: renovação a cada 5 anos;
- Motoristas com mais de 70 anos de idade: renovação a cada 3 anos.
Considerações finais
Visando melhorar a segurança dos idosos e da população em geral, novas regras foram instituídas pelo Detran, para que os cidadãos desfrutem um melhor relacionamento no trânsito. Aliás, os mais afetados acabaram sendo os idosos no processo de renovação da CNH, pois o prazo diminuiu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como tirar carteira de motorista?
Para quem não sabe, para tirar a CNH no Brasil, é necessário atender aos seguintes requisitos básicos:
- Ser maior de 18 anos para a categoria B (carros de passeio) e para a categoria A (motocicletas);
- Saber ler e escrever;
- Possuir documento de identificação (RG ou equivalente);
Dessa forma, basta dar entrada no processo em uma autoescola. Após a aprovação nos exames obrigatórios, médicos e psicológicos e fazer aulas teóricas e práticas.
Além de garantir a aprovação nas provas teóricas e práticas. Assim, ao final de todo esse processo, com um bom desempenho, você terá a sua CNH.
Confira também mais matérias sobre atualidades clicando aqui.