URGENTE!

Nada dos R$1518: Jornal da Record confirma paralisação do INSS que abala benefício de quase 2M em 2025

Logo do INSS e Eduardo Ribeiro no Jornal da Record (Fotos: Reproduções / Internet / Record)

Logo do INSS e Eduardo Ribeiro no Jornal da Record (Fotos: Reproduções / Internet / Record)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eduardo Ribeiro paralisa Record com demora de liberação de benefícios do INSS

Nesta quinta-feira, 20, Eduardo Ribeiro interrompeu o Jornal da Record com uma a paralisação do INSS, que impacta o benefício de quase 2 milhões de brasileiros em 2025.

Durante o ao vivo, o apresentador atualizou as informações sobre a quantidade de pessoas na fila para receber benefícios do INSS, que atingiu a marca de 1,98 milhão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Vamos falar agora sobre a fila de espera por benefícios do INSS, essa fila aumentou nos últimos meses”, iniciou Eduardo Ribeiro.

Aumento na fila

Em seguida, o apresentador conversou com o repórter Rafael Ferraz, que trouxe detalhes do boletim da Previdência Social.

“1 milhão novecentas e oitenta mil pessoas estão na fila segundo o levantamento do boletim estatístico da Previdência Social. É maior número registrado desde janeiro de 2020, quando a fila de espera era de 2 milhões”, disse o repórter.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o INSS, um dos principais motivos para o aumento foi a greve de mais de dois meses dos servidores e peritos do órgão.

Desse modo, com a alta das filas, inúmeros beneficiários ficam sem o pagamento mínimo R$ 1.518 de benefícios, como auxílio-doença, ou até aposentadoria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Demora para novo boletim

O boletim com informações sobre pedidos e novas concessões de benefícios normalmente é publicado até 45 dias após o encerramento do mês de referência.

No entanto, até o início desta semana, o último documento disponível era de setembro de 2024. Desse modo, é possível que a fila tenha aumentado ou diminuído.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eduardo Ribeiro no Jornal da Record (Foto: Reprodução / Record)

Greve dos servidores do INSS

A paralisação dos servidores do INSS teve início em 16 de julho de 2024 e terminou no dia 6 de novembro de 2024.

Na ocasião, os trabalhadores reivindicavam melhores condições de trabalho, de acordo com o G1. Entre as exigências, estavam:

Por conta da greve, houve um aumento de 445 mil requerimentos à espera de análise. Nos meses de outubro e novembro, o estoque de pedidos aumentou em mais 186,2 mil, segundo o portal Blog Prev.

Desse modo, o tempo médio para concessão de benefícios passou de 34 dias (julho) para 39 dias (setembro).

Previdência Social (Foto: Reprodução / Globo)

Medidas para reduzir a fila

De acordo com a Folha de S. Paulo, “o INSS pretende revisar normas operacionais e restringir a apresentação de alguns requerimentos, como forma de conter o aumento da fila”.

Conclusão

Em resumo, Eduardo Ribeiro destacou que 1,98 milhão de pessoas aguardam na fila do INSS para receber benefícios. O aumento ocorreu em meio à greve dos servidores no último ano.

Veja mais informações sobre o INSS clicando aqui.

Qual é a idade mínima para se aposentar pelo INSS?

Por fim, uma das dúvidas mais frequentes é sobre a idade mínima para se aposentar pelo INSS em 2025.

De acordo com informações do Governo Federal, em 2025, a idade mínima para se aposentar pelo INSS é de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens, com 15 anos e 20 anos de contribuição, respectivamente.

Logo do iNSS (Foto: Reprodução / Internet)

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: giovana.misson@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile